'TheLibraryMap': a ferramenta que ajuda usuários a encontrar recomendações de livros

04/11/2023 às 05:002 min de leitura

Uma das grandes barreiras da leitura, que impede muitas pessoas de manter esse hábito, é não conseguir descobrir qual livro ler a seguir. Para quem prefere obras de ficção científica, por exemplo, esbarrar em um título de literatura clássica provavelmente não te dá a experiência mais prazerosa do mundo todo.

Para resolver esse problema, uma nova plataforma foi lançada para auxiliar aqueles que estão desesperados por novas recomendações de livros: o TheLibraryMap, algo como "o mapa da livraria" em tradução livre. Essa é uma ferramenta online que indica livros com base naquilo que você já leu e gostou, facilitando sua caminhada até encontrar o seu próximo "livro de estimação".

Usando a ferramenta

(Fonte: TheLibraryMap/Reprodução)(Fonte: TheLibraryMap/Reprodução)

O TheLibraryMap é uma ferramenta online que organiza 100 mil títulos de livros de uma forma visualmente agradável e fácil de navegar. Assim, seus usuários podem encontrar recomendações de livros em apenas um toque na tela. O site conta com um mapa bastante colorido constituído por várias bolhas. Cada bolha no mapa representa um livro diferente e o seu tamanho reflete o número de avaliações fornecidas por usuários.

Leia também: Rotten Apples: o site que revela abusadores no elenco de um filme

Gêneros e tópicos, por sua vez, são codificados por cores e títulos semelhantes são agrupados próximos uns dos outros. Portanto, você pode procurar por algum livro de seu interesse na barra de pesquisa do site e navegar naquela área do mapa em busca de livros que possivelmente encontraria ao lado dele em uma prateleira de uma livraria. Porém, isso tudo, logicamente, é agora feito de uma forma digital.

Para quem não tem uma leitura específica em mente e não sabe exatamente o que está buscando, a ferramenta apresenta alguns recursos que te ajudarão no processo de escolha. Qualquer usuário pode criar uma conta para adicionar quaisquer livros que despertem seu interesse a uma pilha virtual. Assim, com o passar do tempo, você terá construído um próprio mapa de seus gostos particulares e ainda receberá centenas de indicações similares ao que você tem interesse.

Buscando novos livros

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um lado bastante positivo sobre o TheLibraryMap é que essa é uma ferramenta compatível com o Goodreads, outra plataforma virtual em que usuários podem compartilhar listas de livros. Assim, é possível baixar uma lista no Goodreads e jogá-la no TheLibraryMap. A ferramenta, então, identificará quais desses livros estão registrados e te levará para mais obras semelhantes ao que você estava buscando.

Leia também: 'Queering the Map': conheça o site que mapeia as memórias da comunidade LGBTQIA+

Embora comprar livros por meios digitais seja algo relativamente simples nos tempos modernos, o site também é afiliado ao Bookshop — uma espécie de livraria virtual. Infelizmente, os produtos são todos vendidos em dólar, mas cada venda feita através do link fornecido pelo TheLibraryMap gera uma comissão para os donos da ferramenta, o que também indica que esse dinheiro deverá ser usado no futuro para aperfeiçoar ainda mais o site.

Como milhões de livros são lançados a cada ano, ter um catálogo desse tipo é um grande alívio para quem quer ter algo novo para ler sem ter que se aventurar por diversas obras que talvez não sejam do seu interesse. Esse é um recurso bastante útil para quem tem um pouco de preguiça em se aventurar pelas livrarias, mas ainda assim quer navegar por um belíssimo mundo da literatura.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: