Artes/cultura
09/07/2023 às 12:00•2 min de leitura
Um levantamento recente feito pelo WordFinderX reuniu dados da plataforma Goodreads, um lugar onde 125 milhões de leitores se encontram para dar suas opiniões, para classificar quais são os livros mais bem avaliados em 132 países espalhados pelo mundo.
Para que a análise ficasse mais justa, apenas livros com pelo menos 500 avaliações foram levados em consideração. Ao todo, o estudo planeja trazer uma perspectiva de contexto social, cultural ou geográfico encontrado por meio dos hábitos de leitura das diferentes partes do planeta. Conheça mais sobre essa pesquisa!
(Fonte: Getty Images)
Conforme mostra o levantamento, o livro mais bem avaliado na América do Norte vem do escritor norte-americano de ficção científica e fantasia Brandon Sanderson, Words of Radiance. A obra é o segundo de dez livros compostos para a série Stormlight Archive de Sanderson — sendo que apenas seis deles foram publicados até agora —, que fala sobre política, guerra, raça, religião, conspirações secretos, assassinatos, deuses e muito mais.
Já na Europa, quem ficou o posto de livro mais bem avaliado é The Botanist, do escritor britânico MW Craven. O autor é conhecido por sua série de romances policiais do detetive sargento Washington Poe. No quinto livro da saga, Poe está acompanhado por Matilda Bradshow e precisa solucionar dois mistérios impressionantes para desvendar um caso.
No continente africano, dois livros nacionais estão empatados no primeiro lugar com uma classificação média de 4,52 pontos: Dear Ijeawele, or a Feminist Manifesto in Fifteen Suggestions, de Chimamanda Ngozi Adichie, e The African Origin of Civilization: Myth or Reality, de 1974, do escritor senegalês Cheikh Anta Diop.
Na Ásia, o primeiro lugar do ranking apresenta a obra Arkitek Jalanan, uma série de livros do escritor malaio Teme Abdullah sobre sua vida como estudante de arquitetura em Londres. Por fim, Veja o que você me fez fazer: poder, controle e violência doméstica, da jornalista investigativa Jess Hill, tornou-se o livro mais bem avaliado da Oceania.
(Fonte: WordFinderX/Divulgação)
Na nossa América do Sul, o título mais bem avaliado no Goodreads vai para o escritor, ativista e líder da resistência surinamesa Anton de Kom, com Wij slaven van Suriname (Nós, escravos do Suriname). A obra-prima de 1934 é uma história sobre o Suriname colonial e uma recordação do racismo feroz na região e os reflexos do colonialismo.
Outro clássico que aparece em uma ótima colocação é a obra Conversa na Catedral, do peruano Mario Vargas Llosa. Publicado originalmente em 1969, a obra traz um retrato fiel sobre o Peru na década de 1950 sob a ditadura de Manuel A. Odría. Tais livros mostram um forte reflexo dos acontecimentos políticos na região durante as últimas décadas.
Para finalizar, quem fica com a primeira posição de livro mais bem avaliado no Brasil é a obra Arlindo, da autora Luiza de Souza. A história em quadrinhos fala sobre a vida de Arlindo, um garoto cheio de sonhos que busca incessantemente encontrar seu lugar no mundo. Lançado em 2021, a obra foi vencedora do prêmio CCXP Awards (2022) na categoria Melhor Quadrinho.