4 livrarias incríveis onde você pode passar a noite

27/05/2023 às 05:002 min de leitura

Mesmo que você não seja a pessoa mais aficionada por livros no mundo todo, é preciso concordar que algumas livrarias são mais do que simplesmente "santuários" para livros antigos. Muitos desses locais carregam uma história cultural pesada e interessante de conhecer, sobretudo se estiver viajando por determinada área pela primeira vez.

Porém, imagina só visitar uma livraria e acabar descobrindo que ela também funciona como hotel. Você dormiria com a cara nos livros? Para você entender mais sobre o que estamos falando, nós separamos uma lista com quatro livrarias onde você pode pernoitar como hóspede!

1. Biblioteca de Gladstone

Michael D Beckwith/Wikimedia(Fonte: Michael D Beckwith/Wikimedia Commons)

No final do século XIX, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, William Gladstone, começou a mover livros da sua biblioteca particular para um local mais público, de forma que todo pudessem lê-los. Ele deixou uma herança generosa para que o empreendimento pudesse ser concluído mesmo após a sua morte.

Foi assim que surgiu a Biblioteca de Gladstone, em 1902, onde os visitantes podem ter acesso a mais de 150 mil livros e outras obras escritas das coleções de Gladstone. Para completar o projeto, sua família acrescentou uma ala residencial à biblioteca alguns anos depois, que ainda hoje abriga os amantes pela leitura.

2. Shakespeare and Company

Wikimedia Commons(Fonte: Shadowgate/Flickr/Wikimedia Commons)

Em 1951, George Whitman fundou sua própria livraria em Paris, a Shakespeare and Company. O local nasceu com o seguinte lema: “Não seja inóspito com estranhos para que não sejam anjos disfarçados”. Logo, qualquer um era bem-vindo a ficar de graça hospedado ali, desde que lesse um livro todos os dias, ajudasse na livraria por algumas horas e deixasse uma autobiografia de uma página para Whitman.

Embora Whitman tenha falecido em 2011, a tradição permanece intacta e estima-se que a livraria tenha hospedado cerca de 30 mil aficionados por livros nos últimos 70 anos.

3. The Open Book

(Fonte: Prefeitura de Wigtown/Divulgação)(Fonte: Prefeitura de Wigtown/Divulgação)

A cidade de Wigtown, na Escócia, acabou recebendo o título de Cidade do Livro Nacional em mais de uma ocasião – e merecidamente. Porém, o melhor que a região tem a oferecer é o The Open Book, uma livraria onde você pode viver a experiência de ser o dono da sua própria loja sem se arrepender por isso.

Os hóspedes ficam nos apartamentos acima da loja principal e podem abrir e administrar a livraria da maneira que quiserem. Dessa forma, os visitantes tornam-se parte da cultura local e são abraçados pelo cotidiano da cidade.

4. Book and Bed

(Fonte: Book and Bed/Divulgação)(Fonte: Book and Bed/Divulgação)

Aparecendo pela segunda vez nessa lista, a cidade de Tóquio parece ser uma opção incrível para os amantes de livro, e uma prova disso é o Book and Bed. Esse espaço nada mais é do que um albergue com camas confortáveis, mas que também funciona como uma livraria.

No interior, beliches minimalistas estão enfiados entre as prateleiras de madeira cheias de milhares de livros em japonês e inglês. Além disso, todos os hóspedes possuem acesso a chuveiro e café gratuito. O sucesso foi tão grande que o estabelecimento já abriu uma franquia em Osaka e logo abrirá a terceira em Kyoto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: