6 importantes benefícios de tomar sol

31/10/2022 às 04:003 min de leitura

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Se o excesso de sol pode causar problemas, o mesmo podemos dizer sobre sua falta. Por essa razão, uma medida equilibrada de consumo de luz solar é extremamente benéfica para a saúde.

Muitos desses benefícios são pouco conhecidos da maioria das pessoas, ainda que muitas saibam que tomar sol é importante para ajudar o organismo a produzir vitamina D, por exemplo. Pegue seu protetor solar (porque ele é fundamental para te proteger dos malefícios da exposição excessiva à radiação ultravioleta) e venha ver por que um banho de sol faz bem. Confira!

Leia também: Tomar sol lá onde o sol não bate faz bem ou mal?

1. Melhora a qualidade do sono

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Um dos primeiros benefícios que pessoas têm ao tomar banho de sol é garantir que a qualidade de seu sono melhore. Isso ocorre porque a luz solar ajuda a regular as variações de nossas funções biológicas, incluindo a produção de melatonina, hormônio secretado à noite e que prepara nosso organismo para dormir.

Quando o corpo entra em contato com o sol, o organismo entende que é hora de parar de secretar a melatonina. Esse efeito garante que você não fique sonolento ao longo do dia. Estudos sugerem que uma hora de luz do sol pela manhã garantirá que você durma melhor.

2. Garante ossos mais fortes

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Como citamos no início do artigo, tomar banho de sol ajuda a que nosso corpo produza vitamina D. A informação é até conhecida, mas você sabe a importância dela para o organismo? É a vitamina D que vai ajudar seu corpo a absorver cálcio e fosfato dos alimentos consumidos.

Esses minerais são essenciais para que ossos, dentes e músculos estejam saudáveis. Não precisa de horas a fio debaixo do sol: especialistas indicam que 15 minutos de luz solar por dia é o suficiente.

Leia também: Por que a luz da manhã é tão importante para a saúde?

3. Aumenta a expectativa de vida

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Os resultados de um estudo conduzido com mulheres na Suécia, ao longo de 20 anos, mostrou que as que haviam recebido mais luz do sol no período prolongaram seu tempo de vida em até 2 anos.

Mais estudos seguem sendo realizados, de maneira a compreender com precisão as motivações do resultado. As hipóteses levantadas pelos pesquisadores sugerem que as mulheres que tomaram banho de sol tinham mais vitamina D no organismo, o que resultava em ossos e músculos mais fortes.

4. Reduz o estresse

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A vida é realmente estressante, mas pode ser maior ainda para pessoas que entram pouco em contato com a luz solar. Por esta razão, especialistas apontam que tomar banho de sol ajuda o corpo a regular naturalmente a quantidade do hormônio melatonina no organismo, que em grande presença reduz a reatividade ao estresse.

Não se esqueça, também, que ajuda a manter equilibrado o nível de vitamina D. Baixos níveis dela podem resultar na piora dos sintomas de depressão. Esteja atento.

5. Mantém a pressão arterial mais baixa

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Estudos também mostraram a eficácia da luz solar na regulação da pressão arterial. A exposição ao sol faz a pele liberar estoques de óxidos de nitrogênio. Estes, por sua vez, causam a dilatação das artérias, diminuindo a pressão sanguínea.

Uma pressão arterial mais baixa é importante para sua saúde cardiovascular de modo geral. O resultado é fruto dos raios UV, e menos da luz em si.

6. Auxilia à prevenção de certos tipos de câncer

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Sabemos que o câncer de pele é uma realidade. Por isso a importância de utilizar protetor solar e fazer exames frequentes com dermatologistas. Todavia, isso não significa, em hipótese alguma, que você deva evitar a luz do sol.

Um dos benefícios dos banhos solares é, justamente, a prevenção a certos tipos de câncer, especialmente os que têm sido associados a baixos níveis de vitamina D. Ter muita vitamina no organismo não vai garantir que você não desenvolva um tumor, mas pode, como dissemos, ajudar a prevenir seu surgimento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: