Seja o primeiro a compartilhar

Pressão baixa: o que é e como ajudar pessoas com essa condição?

Não é incomum ouvir falar de pressão alta, no entanto a pressão baixa também é uma condição que requer atenção e cuidados especiais em vários casos. Também chamada de hipotensão, ocorre quando a pressão arterial está abaixo do nível considerado normal.

A pressão é considerada baixa quando os níveis medidos são menores que 9 por 6 (o considerado "normal" é 12 por 8). No entanto, é comum que médicos descrevam essa condição como um problema em potencial somente quando a pessoa começa a sentir os efeitos negativos, apresentando sintomas.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como saber se a pressão está baixa?

Existem alguns sinais que podem indicar um episódio de pressão baixa, sugerindo haver algum problema por trás da condição:

  • visão distorcida ou turva;
  • fadiga;
  • náusea;
  • incapacidade de se concentrar;
  • desmaios;
  • tontura.

Em situações mais extremas, a pressão arterial baixa pode provocar um quadro de choque no indivíduo. É preciso ter muito cuidado, visto que o choque é uma emergência médica causada pela redução do fluxo de sangue para todo o corpo. Uma possível complicação disso são danos celulares nos órgãos. Pulso fraco, batimento cardíaco acelerado, confusão mental, pele úmida e respiração rápida são alguns sinais de choque.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por outro lado, a pressão baixa sem sintomas não costuma ser considerada um quadro preocupante que exija cuidados médicos especiais. Entre as principais causas da pressão baixa estão alguns tipos de medicamento, deficiência de vitaminas, doenças subjacentes e desidratação.

Como ajudar alguém com pressão baixa?

Se você está lidando com hipotensão, a primeira coisa a ser feita é consultar um médico para que ele possa avaliar o histórico e o estilo de vida, entre outros fatores, para chegar à raiz do problema.

Também existem algumas boas práticas que pessoas com pressão baixa podem adotar para prevenir e gerenciar melhor a condição.

Evitar ingerir álcool

O álcool causa desidratação e pode interagir com medicamentos, levando a um quadro de hipotensão.

Fazer refeições menores

Muitas pessoas podem ter pressão baixa após comer uma grande quantidade de comida porque o sangue tende a fluir para o trato digestivo para fazer a digestão. Então fazer refeições menores ajuda a evitar esse problema. Além disso, controlar a ingestão de carboidratos contribui para manter a pressão arterial estável após comer.

Alimentação saudável é fundamental para o equilíbrio da pressão arterial. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)Uma alimentação saudável é fundamental para o equilíbrio da pressão arterial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Ter uma dieta equilibrada

Pode acontecer de a pressão baixa e de outros problemas de saúde decorrerem da falta de nutrientes no organismo. Por exemplo, a falta de ferro, ácido fólico e vitamina B12 pode causar anemia, o que pode levar a um quadro de hipotensão.

Tomar água

Algumas vezes, a pressão baixa é causada por desidratação. Aqui não tem segredo, é só beber muita água. Se você costuma esquecer, ande com uma garrafinha ou programe lembretes no celular.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.