6 sintomas que podem indicar hipertensão arterial

22/04/2021 às 11:002 min de leitura

A hipertensão arterial é um problema de saúde que afeta milhares de brasileiros e, inclusive, é considerado um grande complicador para o risco de doenças no coração. Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a pressão alta é responsável direta ou indiretamente por metade das mortes por doenças cardiovasculares — cerca de 200 mil pessoas por ano.

Por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas da doença para saber lidar com esse problema de saúde. Confira só quais são os principais indicadores da hipertensão arterial:

1. Enjoo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A pressão alta é responsável por prejudicar o funcionamento gástrico do corpo. Isso faz com que hipertensos possam apresentar náuseas e fortes enjoos durante uma crise de hipertensão arterial.

2. Dor de cabeça

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Indivíduos com pressão alta podem apresentar dores de cabeça generalizada por todo crânio. O aumento da pressão arterial provoca uma dor latejante em regiões específicas, sobretudo na área da nuca e atrás da cabeça. 

Com o aumento da intensidade, a dor pode se transferir para a área frontal da cabeça também.

3. Visão embaçada

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em paralelo com as dores de cabeça, um sintoma bastante comum em crises de aumento da pressão arterial é a visão embaçada ou turva. Isso ocorre pois a pressão alta causa estreitamento das artérias e gera obstrução dos vasos sanguíneos próximos à retina.

4. Sonolência

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Com a dificuldade do sangue circular pelas artérias, o oxigênio que é transportado para os órgãos e tecidos chega em menores quantidades e os hipertensos costumam apresentar sonolência.

Sem que o oxigênio seja bombeado corretamente para o restante do corpo, ocorre uma redução da atividade cerebral e os seres humanos passam a ter um cansaço maior.

5. Pontos de sangue no olho

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Sem o auxílio de tratamento, os hipertensos se tornam mais vulneráveis às oclusões vasculares na retina, condição na qual se observa o fechamento completo dos vasos e falta de suprimento de sangue as estruturas oculares. Isso gera alguns pontos vermelhos nos olhos, que servem como um sinal grave para a hipertensão arterial.

6. Palpitação cardíaca

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por fim, as palpitações cardíacas são um sinal de que o coração do hipertenso está fazendo um esforço para bombear sangue para todos os lugares mesmo com o estreitamento das artérias. Apesar de parecer algo normal para o órgão, esse ritmo desregulado pode alterar completamente o fluxo natural da corrente sanguínea. 

Agora que você entende como a hipertensão arterial funciona, fique atento para todos esses sinais e com que frequência eles ocorrem. Um importante passo para se prevenir da pressão alta é manter uma dieta balanceada e ter uma rotina de exercícios. Em caso de alerta, visite um médico e busque um tratamento adequado para o seu quadro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: