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É verdade que adultos não devem tomar leite?

No início da vida de qualquer ser humano, o leite é a principal fonte de alimento e nutrientes. Todos os pediatras recomendam que as mães amamentem seus bebês pelo menos ao longo do primeiro ano de vida, introduzindo o leite de vaca em algum momento como complemento.

A questão é que, para muitos, o leite também marca bastante presença na fase adulta, e é aqui que algumas opiniões se dividem. Há quem defenda que esse alimento não deveria ser consumido por adultos, enquanto outros não enxergam problemas nisso. Quem está com a razão? É exatamente sobre isso que falaremos aqui.

Aliado em vários sentidos

Já por esse subtítulo é possível deduzir qual lado da discussão está com a razão. Na opinião de muitos médicos, o consumo de leite na fase adulta (vale lembrar, o ser humano é o único na cadeia alimentar que mantém esse hábito após a infância) não é visto como um grande problema, já que ele fornece vários nutrientes para o corpo.

Além de proteínas, o leite também traz carboidratos, gorduras e até mesmo cálcio, que é essencial para os nossos ossos, em sua composição. E é exatamente por conta do último item que a ingestão deste líquido é importante.

(Fonte: alvarez/Getty Images)(Fonte: alvarez/Getty Images)

Para se ter uma ideia, cada 200ml de leite (ou seja, um copo) traz em seu pacote 240mg de cálcio. Na fase adulta das nossas vidas, precisamos de algo entre 1000 e 1200mg de cálcio diariamente, então um copo já representa cerca de 25% da porção diária. Em termos comparativos, o feijão, outro queridinho dos brasileiros, oferece a mesma quantidade de cálcio caso seja consumido 1,7 quilo por dia.

Aliás, essa indicação não vale apenas para leite, mas também para os seus derivados, como queijos e iogurte. Dessa maneira, ele se torna um excelente aliado para a nossa saúde, sendo mais que recomendado para aqueles que estão na fase adulta. Claro, quem não gosta pode descartá-lo da dieta, mas precisa achar outras formas de suprir sua fonte diária de cálcio.

Por que o cálcio é importante?

Como mencionamos mais acima, o cálcio é importante para manter nossos ossos saudáveis. Assim sendo, aliado à vitamina D, são dois elementos fundamentais para evitar problemas como a osteoporose e alguns outros relacionados à estrutura óssea.

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