Como saber se uma 'bebida saudável' é realmente saudável?

12/03/2023 às 12:002 min de leitura

Quando vamos ao supermercado, é comum comprarmos diversos produtos, muitas vezes olhando apenas a marca ou o sabor. Porém, o que talvez muitos não saibam é que dá para absorver muitas informações olhando o rótulo de um alimento.

Porém, a pergunta que fica no ar é: como interpretar muitas dessas informações? Para ajudar nessa missão, a nutricionista Fernanda Monteiro, juntamente com a Campo Largo, empresa referência de bebidas naturais, deu algumas dicas para compreender alguns dados presentes em embalagens de bebidas e sucos saudáveis.

Quais são os ingredientes presentes em bebidas saudáveis?

1. Potássio

O potássio é um dos sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na saúde cardiovascular, circulação sanguínea e no controle da hipertensão. 

“É uma ótima fonte de energia e pode ajudar, inclusive, na prevenção de dores como cãibras”, comenta a nutricionista. 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

2. Magnésio

O magnésio é um mineral importante e bastante benéfico ao corpo, que ajuda no alívio de dores musculares e azia, na prevenção da osteoporose e consegue controlar os níveis de açúcar presentes no sangue. 

“O magnésio consegue, até mesmo, melhorar o nosso humor. Ele está relacionando com a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e a controlar as oscilações de humor”, relata Fernanda.

3. Fósforo

Segundo mineral em maior quantidade no corpo humano, o fósforo atua no metabolismo muscular e no sistema nervoso. “Um adulto saudável deve consumir cerca de 700mg do mineral por dia”, alerta a profissional. 

Vale mencionar que a falta do fósforo no organismo pode causar problemas como dores ósseas, taquicardia, perda de memória e problemas metabólicos.

4. Manganês

Ajuda a regular o metabolismo e a controlar a glicose no sangue, mantendo o índice glicêmico estável. “De maneira indireta, é um ótimo aliado para evitar o surgimento de problemas cardiovasculares”, explica Fernanda. 

O mineral também ativa as enzimas do corpo, responsáveis pelo crescimento de toda a estrutura óssea do corpo humano, e auxilia na absorção de nutrientes, como a vitamina E.

5. Fibras alimentares

Elas auxiliam na manutenção da flora intestinal, diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e açúcares, não fornecem calorias e causam sensação de saciedade prolongada. 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

6. Vitamina E

Nutriente com ação antioxidante e anti-inflamatória, impedindo o envelhecimento precoce das células do corpo. 

“A Vitamina E também possui uma ação protetiva, prevenindo o aparecimento de rugas e diminuindo o risco de desenvolver doenças, como câncer e Alzheimer”, ressalta a profissional. 

7. Vitamina C

São diversos os benefícios que a Vitamina C proporciona, desde o reforço a imunidade e o combate do envelhecimento da pele, até o combate ao estresse e a melhora do bom humor.  

O que fazer em caso de dúvidas?

“Sempre que as informações não estiverem de maneira tão clara no rótulo, vale entrar na internet e conferir o significado antes de levar o produto para casa. É uma forma de garantir que a bebida ingerida atenda as necessidades de quem está comprando”, indica a especialista. 

A nutricionista ainda comenta que, quando o produto é voltado, de fato, para uma alimentação equilibrada, fica mais fácil de entender as informações nutricionais. “Quando o produto tem essa proposta, ele já traz nomenclaturas conhecidas pelo público que pratica hábitos mais saudáveis; além de ser termos que o público mais leigo também tem afinidade”, finaliza.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: