Bóson de Higgs pode ser confirmado nesta semana. (Fonte da imagem: Reprodução/ArsTechnica)

Um vídeo interno publicado no site do CERN na manhã de hoje (3) e posteriormente retirado do ar revelou que os pesquisadores que trabalham no Grande Colisor de Hádrons estão observando uma nova partícula em seus estudos, segundo informações de um porta-voz do projeto.

A informação parece antecipar um grande anúncio, que está previsto para amanhã. “Quando falamos que temos observado uma partícula, isso significa apenas que temos dados suficientes para dizer que ela está definitivamente lá e é muito improvável que vá embora”, destacou Joe Incandela.

Além disso, sabe-se até agora que se trata de um bóson, porque ele decai em dois fótons. Sua massa é cerca de 130 vezes maior que um próton, tornando-o o mais pesado bóson descoberto até agora. Fortes evidências também foram levantadas em razão da decomposição em duas partículas Z.

“Estamos muito entusiasmados com a nova descoberta”, destacou Incandela. “Posso não estar demonstrando tanta euforia, mas no momento estou tão cansado que não pareço tão entusiasmado quanto deveria”, completou, ressaltando que essa é uma grande descoberta para a ciência.

Fonte: ArsTechnica