Artes/cultura
14/07/2017 às 06:13•2 min de leitura
Todo mundo está careca de saber que os sinais de alerta que vemos por aí — como em zoológicos, praias, parques e pelas ruas das cidades mesmo! — não são colocados à toa e têm razão para existir: evitar que as pessoas coloquem suas vidas em risco de bobeira. Só que é bastante comum que esses avisos sejam completamente ignorados e, tal como alertado nos próprios sinais, alguém acaba se ferindo com gravidade e até morrendo por ser imprudente.
Nós do Mega Curioso inclusive já compartilhamos por aqui diversas histórias de sujeitos que se deram mal por não respeitar a sinalização — como o cara que ignorou as plaquinhas de alerta e derreteu depois de cair em uma fonte termal no Parque de Yellowstone, por exemplo —, e temos mais um caso trágico para engrossar a lista de pessoas que morreram por não respeitar os avisos.
Dessa vez, a tragédia envolveu uma turista neozelandesa de 57 anos que, segundo o pessoal do portal de notícias NZ Herald, morreu após ser atingida pelo que os especialistas em aviação chamam de jet blast — ou seja, pelo turbulento jato de ar produzido pelas turbinas das aeronaves especialmente durante os pousos e decolagens.
Avião pousando no Aeroporto Internacional Princesa Juliana
De acordo com as informações, o incidente aconteceu na ilha de Saint Martin, no Caribe e, mais precisamente, a mulher se encontrava com uma porção de outros turistas nas proximidades do Aeroporto Internacional Princesa Juliana. Esse aeroporto é conhecido por ter uma das aproximações mais difíceis do mundo, já que a cabeceira se encontra bem próxima da praia, o que significa que os aviões passam a poucos metros de distância dos banhistas.
Eles passam "raspando" sobre as cabeças dos banhistas
Para você ter uma ideia, é comum que turistas sejam lançados longe durante as manobras de pouso e decolagem de aviões de grande porte, portanto, existem incontáveis placas de sinalização por toda a área alertando sobre o perigo.
A turista que morreu estava assistindo à movimentação das aeronaves junto à grade do aeroporto quando um Boeing 737 levantou voo e o jet blast a lançou com força para trás. Segundo Raphael Orlove, do site Jalopnik, a mulher bateu com a cabeça na calçada de concreto e faleceu pouco tempo depois. Veja a seguir um vídeo de um acidente parecido que aconteceu em 2012, no qual outra turista teve muita sorte e sobreviveu:
Tenso, né? Só que é isso o que pode acontecer com quem acha que as placas de alerta são uma bobagem e não servem para nada!