Artes/cultura
11/03/2012 às 05:03•1 min de leitura
Em janeiro de 1986, Jeffrey Ault visitou a Flórida com seus pais e um amigo. Na ocasião, o jovem de 19 anos aproveitou a viagem para assistir ao lançamento do ônibus espacial Challenger e gravá-lo com sua câmera Super 8, enquanto seu colega tirava fotos. Infelizmente, a empolgação com o evento se transformou em tristeza 73 segundos após o lançamento, quando o ônibus espacial explodiu, causando a morte de sete astronautas.
O vídeo gravado por Ault permaneceu intocado durante décadas, em uma caixa na casa da família. Agora, 26 anos depois, o mundo pode assistir à gravação liberada com exclusividade para o The Huffington Post. Em entrevista para o jornal, Ault afirmou que esperava um evento que fosse lembrar pelo resto da vida, mas não dessa forma.
Na época, o acidente foi responsável por uma pausa de 32 meses no programa espacial da NASA e, depois de uma investigação minuciosa, ficou comprovado que uma das principais causas da explosão foi o comportamento inesperado de um dos anéis de borracha usados para vedar o tanque de combustível. Caso queira saber mais sobre esse e outros acidentes do gênero, recomendamos a leitura do artigo “As 6 maiores tragédias espaciais de todos os tempos”, publicado recentemente pelo Tecmundo.