E se alguém morre durante uma viagem de avião, o que acontece?

14/03/2017 às 04:562 min de leitura

Imagine a cena: você está viajando em férias para algum país bem longe daqui e vai passar mais de 10 horas dentro do avião enquanto ele cruza um oceano inteirinho. Ainda que você tenha travesseiro, coberta, serviço de bordo e uma lista vasta de filmes, séries e músicas para curtir, não é assim tão fácil passar esse tempo todo voando, especialmente se você tem dificuldades para dormir durante a viagem.

Outra coisa que atrapalha a viagem de qualquer um é a pessoa que se senta ao lado: pode ser um sujeito que não para de falar ou, quem sabe, um indivíduo que tem pânico de avião e resolve discursar horas seguidas sobre acidentes aéreos. Ou pode ser alguém que acabou de morrer também – pois é.

Você já parou para pensar no que acontece se alguma pessoa passa mal e morre bem no meio da viagem? A verdade é que os comissários são todos treinados a realizarem manobras de emergência e a prestar os primeiros socorros caso algum passageiro passe mal durante o voo.

Tenso

Em casos mais sérios, é possível que os funcionários da companhia aérea em questão entrem em contato com algum médico em terra por meio de conexão via rádio ou satélite. Se houver algum médico entre os passageiros, melhor ainda.

A questão é que apenas médicos podem dizer que uma pessoa está realmente morta, mas se algo acontece e um passageiro deixar de ter sinais vitais, não há muito a ser feito. Ele não pode ser declarado morto até ser avaliado, mas a verdade é que possivelmente os funcionários e passageiros saberão que a pessoa morreu.

Quando isso acontece, o corpo é levado para alguma fila com assentos vazios e fica lá, coberto, até a aterrissagem. O problema mesmo é quando o avião está lotado: nesses casos, o passageiro morto fica em seu lugar de origem, com um cobertor sobre seu corpo, até que o avião chegue ao destino.

Aeronaves antigas costumavam ter um espaço designado para o corpo de alguém que eventualmente morresse durante o voo, mas isso não existe mais. Por uma questão de respeito à pessoa que morreu, ela também não pode ser levada para algum banheiro, já que eventualmente acabaria no chão. O melhor, mesmo, é deixá-la sentada.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: