Sabia que a URSS e os EUA tinham um “trato” em caso de invasão alienígena?

01/12/2015 às 07:092 min de leitura

Todo mundo sabe que durante a Guerra Fria — período que se estendeu do final da Segunda Guerra Mundial até a extinção da União Soviética — os EUA e a URSS não eram os melhores amigos, não é mesmo? Entretanto, você sabia que Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev tinham uma espécie de trato informal de deixar suas diferenças de lado e unir forças no caso de que a Terra fosse invadida por alienígenas?

Segundo Danny Lewis, do portal Smithsonian.com, durante a Cúpula de Genebra que ocorreu em 1985, os dois líderes mundiais saíram para dar um passeio em um dos intervalos entre as negociações, acompanhados apenas de seus tradutores. Por muito tempo, ninguém soube qual foi o assunto discutido pela dupla, mas, há alguns anos, Gorbachev deu com a língua nos dentes em uma entrevista.

Unidos contra os ETs

De acordo com Danny, Gorbachev contou divertido que, durante o passeio, Reagan simplesmente perguntou de forma direta e repentina se o soviético ajudaria os Estados Unidos se, de repente, eles fossem atacados por seres de outro planeta. Gorbachev respondeu apenas que “sim, sem dúvida!”, e Reagan disse que os norte-americanos também estavam dispostos a auxiliar a União Soviética caso ela fosse invadida por extraterrestres hostis.

Pode parecer brincadeira, mas não é nenhum segredo que Reagan cresceu lendo livros de ficção científica e era um enorme fã desse gênero. Tanto que o codinome do programa nuclear norte-americano durante a sua gestão era “Star Wars”, e dizem que algumas vezes seu gosto literário chegou a influenciar suas decisões.

Além disso, durante seu governo, Reagan se apoiava nos conselhos do Citizens' Advisory Council on National Space Policy — um think tank voltado para as políticas de exploração espacial formado por engenheiros, astronautas, escritores etc. — para guiar suas decisões com respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias. Aliás, segundo Danny, o grupo inclusive ajudou o Presidente a redigir o discurso de apresentação do programa nuclear “Star Wars”.

***

Ainda de acordo com Danny, é difícil saber se Reagan realmente estava falando sério quando perguntou a Gorbachev se os dois podiam unir forças no caso de uma invasão alienígena. Entretanto, por mais engraçada que a situação possa parecer, essa não foi a única vez que os governos norte-americano e soviético demonstraram preocupação com possíveis ameaças extraterrestres.

Segundo ele disse, entre as décadas de 50 e 60, uma equipe de engenheiros a serviço do Exército dos EUA tinha como missão projetar armas capazes de defender futuras bases lunares. Além disso, também foi revelado que, na década de 70, o governo soviético chegou a equipar a estação espacial Almaz secretamente com um canhão, que inclusive foi posto à prova no espaço!

O que você acha que aconteceria se a Terra fosse invadida por seres de outro planeta? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: