Ciência
21/09/2017 às 09:37•2 min de leitura
Atualizado em 21/09: foi divulgado que Nutmeg faleceu aos 32 anos no último dia 29 de agosto. Ele estava com insuficiência respiratória e teve uma parada cardíaca ao chegar à clínica veterinária Westay Group. Relembre sua trajetória.
Matéria original:
Ao adotar um gato, você deve estar preparado para ele ficar contigo pelos próximos 15 anos, pelo menos. Só que apesar de a maioria dos bichos de estimação chegar apenas até essa idade, alguns são mais longevos e se tornam verdadeiros tataravôs do mundo animal. Esse é o caso de Nutmeg, que em português significa Noz-moscada, um gatão que chegou aos 31 anos de idade com muita sede de viver.
Tudo começou em 1990, quando Nutmeg encontrou um quintal para chamar de seu e começou a brincar com o gatinho que vivia por lá, o Spice – ou Pimenta, em português. O casal Liz e Ian Finlay resolveu adotar Nutmeg, e um veterinário estipulou que ele tivesse cerca de 5 anos de idade.
Como esse é um “chute”, já que não dava para precisar quando o gatão nasceu, ao menos podemos deduzir que ele já tinha uns 2 anos, a idade de um gato adulto. Dessa forma, Nutmeg teria hoje mais ou menos 28 anos, ou cerca de 129 na equivalência com humanos, o que já poderia colocá-lo como o gato mais velho do mundo.
Nutmeg comemorou 31 anos ao lado dos donos e da veterinária
Atualmente, o bichano mais velho da Terra tem 27 anos e se chama Corduroy. A expectativa é de que o Guinness Book aceite a candidatura de Nutmeg e o considere o mais longevo dos gatos. As autoridades que validam os recordes necessitam que o casal Finlay providencie toda a documentação necessária para comprovar a idade de seu gato.
Porém, para chegar ao título de gato mais velho que já existiu, Nutmeg ainda tem chão: Creme Puff foi um gatão que morreu em 2005 poucos dias após completar 38 anos – o equivalente a 168 anos humanos! O segredo para a longevidade de Nutmeg, de acordo com seus donos, são os jantares de domingo, principalmente frango assado com molho.
O aniversário do gato-vovô é comemorado sempre em março, no mês que os Finlay o encontraram. A idade, porém, tem seu preço: apenas 3 dentes lhe restam na boca, mas isso não o impede de se deliciar com qualquer comida. Como o casal nunca teve filhos, Nutmeg se tornou um companheiro para a vida, sendo sempre carinhoso e grato por eles o terem adotado.
Liz e Ian nunca tiveram filhos, mas o amor paternal foi transferido ao gato
E se os gatos têm 7 vidas – ou 9, na tradição norte-americana – o Nutmeg ainda tem muito a comemorar: ele só “perdeu” uma delas, quando teve um acidente vascular cerebral em setembro do ano passado. Os Finlay já estavam preparados para o pior, mas o gatão se recuperou rapidamente e continua lhes dando alegria.
Em seus anos áureos, Nutmeg tinha uma imensa pelagem marrom. Hoje em dia, ele está cada vez mais grisalho – assim como o seus donos. O amor dos Finlay por ele, entretanto, não envelhece: se torna cada vez maior. Eles sabem que um dia o gatão não estará mais aqui e torcem para estar ao lado dele em sua viagem final.
Vida longa a Nutmeg
***
Você já teve algum animal que viveu muito além das expectativas? Qual a idade dos seus cães e gatos? Não deixe de comentar!