Flamingos dominam lago africano de águas mortíferas

18/10/2016 às 14:242 min de leitura

O lago Natran, na Tanzânia, não é exatamente o lugar mais agradável para a fauna: a maioria dos animais que resolve dar um mergulho em suas águas acaba se transformando em estátuas calcificadas pelo alto nível de alcalinidade ali presente. Entretanto, ele se tornou uma espécie de refúgio na África para os flamingos.

Esses belos animais foram atraídos a esse lugar inóspito pela barriga: sua principal dieta é à base de cianobactérias como a espirulina, que normalmente crescem em lugares com alta alcalinidade. Com a falta de predadores, os flamingos prosperaram nesse local, tanto que ele virou rota migratória dessas aves.

As ilhas que se formam nesse lago também são perfeitas para os flamingos montarem seus ninhos sem se preocuparem que os filhotes sejam devorados. As longas patas permitem que essas aves caminhem nas águas cáusticas do lago Natran sem sofrer os efeitos negativos que elas têm sobre outros animais.

Para completar o cenário, as águas do lago possuem naturalmente uma cor avermelhada, já que as cianobactérias ali presentes são ricas em carotenoide. Isso resultou na presença de mais de 2,5 milhões de flamingos, quase 75% de toda a população mundial da espécie.

3 em cada 4 flamingos do mundo nascem no lago Natron

Ameaça humana

Esse espetáculo da natureza, infelizmente, está ameaçado pela presença humana. O desenvolvimento de nossa raça tem interferido nas condições do lago, tanto que o número de flamingos que nascem no Natran tem diminuído vertiginosamente, acendendo o alerta vermelho nas instituições que lutam pela preservação dos animais.

O principal motivo desse desequilíbrio está sendo a retirada de carbonato de sódio desse lago pelos humanos, algo que afeta o nível e a qualidade da água para os flamingos. A Tanzânia tem pouco mais de 32% de seu território dentro de reservas protegidas, mas isso não engloba o lago Natran porque ele é considerado uma zona úmida de importância internacional.

Por conta disso, empresas extratoras do carbonato de sódio tentaram construir grandes usinas nesse lago, mas felizmente esses projetos foram ser barrados. Isso não impede que os humanos destruam o território de outras maneiras, mas já é um pingo de alívio tanto para os flamingos quanto para a própria natureza em geral.

Águas do lago Natron são perfeitas para os flamingos

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: