
Ciência
27/03/2013 às 04:55•1 min de leitura
Este tubarão bizarro foi encontrado por pescadores no Golfo do México em 2011, mas voltou a ser assunto agora, depois da confirmação de que esse animal estranho se trata de um tubarão de duas cabeças e não de gêmeos siameses. Ou seja, são duas cabeças em um único corpo e não dois corpos “colados”.
Quando foi encontrado, o animal já estava morto. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, ele não conseguiria sobreviver muito tempo na natureza.
Fonte da imagem: Reprodução/G1
Para entender melhor a condição do tubarão, foram feitos alguns exames como ressonância magnética, descobrindo assim que o animal tinha, além de duas cabeças, dois corações e dois estômagos. Segundo os pesquisadores, isso é conhecido como bifurcação axial e pode acontecer também em seres humanos.
Esse tipo de mutação ocorre quando o embrião começa a se dividir e a se transformar em dois corpos diferentes, mas por algum motivo o processo é interrompido.
Algumas pessoas acreditam que há relação entre a mutação do tubarão e o derramamento de óleo ocorrido no Golfo do México, em 2010, mas os cientistas acreditam que ainda é muito cedo para fazer esse tipo de afirmação.