Caramujos gigantes tomam conta da Flórida

16/04/2013 às 04:201 min de leitura

Se você está de passagem pela Flórida, nos EUA, é melhor mudar seu roteiro antes de encontrar pessoalmente os caramujos africanos imensos que invadiram a cidade. Não, você não leu errado, estamos falando mesmo de uma invasão de caramujos gigantes.

Essas criaturas estão preocupando quem vive naquela região, pois podem causar grandes problemas. Afinal, eles crescem e ficam iguais a ratos, chegando até mesmo a roer superfícies resistentes como o gesso.

Sono de beleza

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

De acordo com a Reuters, os caramujos estavam em um processo conhecido como hibernação subterrânea, que deve ter fim em breve, com a aproximação da estação chuvosa nos EUA. Mais de mil moluscos são capturados por semana em Miami-Dade e, desde que a infestação foi descoberta em 2011, 117 mil caramujos gigantes foram recolhidos, conforme informa Denise Feiber, do Departamento de Agricultura da Flórida.

Os moradores já estão em alerta com relação a possíveis topadas em caramujos do tamanho de ratos, principalmente com o fim do período de hibernação. Esses bichinhos são conhecidos por atacar mais de 500 espécies de plantas. Feiber define a situação como uma “confusão escorregadia”.

Infestação

Fonte da imagem: Reprodução/Reuters

Os caracóis produzem, em média, 1.200 ovos por ano, tornando-se uma espécie de praga, principalmente em casas de estuque (produto feito à base de argamassa, gesso, água e cal), já que esse material contém o cálcio que esses bichos precisam para suas conchas.

A última infestação conhecida na Flórida ocorreu quando, em 1966, um garoto que voltava de férias no Havaí trouxe três bichinhos consigo. Chegando à sua casa, sua avó liberou os animais em seu jardim e isso foi o suficiente para que, em sete anos, a população de caramujos gigantes chegasse a 17 mil. O governo levou 10 anos para acabar com a praga, tendo gastado mais de US$ 1 milhão. O que você faria se encontrasse dezenas desses bichinhos em seu jardim?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: