5 coisas que você provavelmente não sabia sobre os ursos

23/09/2013 às 07:292 min de leitura

Os ursinhos de pelúcia que praticamente todo mundo tem em casa não dão medo em ninguém, não é mesmo? Isso sem falar nos inúmeros personagens fofinhos e queridos de desenhos animados que foram inspirados nos ursões de carne e osso.

Contudo, a verdade é que a maioria de nós — além de saber que esses animais costumam hibernar durante o inverno, que adoram “pescar” salmões e que podem ser extremamente perigosos — não sabe muito sobre os ursos. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre esses animais fascinantes? Confira a seguir algumas curiosidades postadas pelo pessoal do site ListVerse:

1 – São inteligentes

Fonte da imagem: Reprodução/Relevant Magazine

Apesar de parecerem brutos e pouco espertos, a verdade é que alguns estudos apontaram que os ursos — juntamente como os golfinhos, os elefantes, as baleias e os corvos — são animais inteligentes e capazes de utilizar ferramentas, como pedras e outros objetos. Além disso, pesquisadores afirmam que eles podem ser comparados a diversas espécies de primatas, e que são tão inteligentes quanto humanos de três anos de idade.

2 – São enormes

Fonte da imagem: Reprodução/The Cartoon Scrapbook

Normalmente relacionamos os ursos aos bichinhos de brinquedo que temos em casa. Contudo, algumas espécies podem chegar a assustadoras proporções, como é o caso do urso polar, que pode medir mais de 2,4 metros de altura e pesar 1 tonelada, e o do urso-de-kodiak — uma subespécie do urso-pardo —, que pode ultrapassar os 3 metros de altura.

3 – São longevos

Fonte da imagem: Reprodução/VEEHD

Curiosamente, os ursos que vivem na natureza tendem a “durar” menos dos que os que vivem em cativeiro, que normalmente chegam tranquilamente aos 30 anos de idade. Entretanto, existem registros de animais que bateram a casa dos 36 anos, e até mesmo de um espécime lendário que morreu aos 50! Aliás, determinar a idade de um urso é relativamente fácil, já que as raízes de seus dentes formam anéis anuais assim como ocorre com o tronco das árvores.

4 – São bem velozes

Fonte da imagem: Reprodução/JeepForum.com

Embora sejam grandalhões e pareçam desengonçados, a verdade é que você não vai querer se ver na situação de ter que fugir correndo de um bicho desses! Os ursos-pardos e os ursos-cinzentos podem ultrapassar os 48 quilômetros por hora, e manter esse ritmo por 400 metros. Acha pouco? Só para que você tenha uma ideia, Usain Bolt — o homem mais rápido do mundo — mantém uma velocidade máxima de 44,7 quilômetros por hora em apenas 20 metros.

5 – Não sofrem de insônia

Fonte da imagem: Reprodução/Yowp

Todo mundo sabe que os ursos costumam hibernar durante o inverno, mas até recentemente ninguém sabia explicar como um animal tão grande era capaz de passar tanto tempo nesse estado. Afinal, enquanto estão dormindo — por períodos que podem durar até cinco meses! — muitas de suas funções vitais inclusive são suspensas.

Acreditava-se que os ursos conservavam energia reduzindo drasticamente a temperatura corporal. No entanto, ao observar alguns desses animais em um ambiente controlado, ficou claro que o processo é bem mais complexo. Semanas antes de iniciar o período de hibernação, o organismo dos ursos entra em uma espécie de fase de preparação, com uma redução do ritmo metabólico, que cai para 25% do normal.

Além disso, a temperatura corpórea dos animais fica 6 °C abaixo do normal — bem menos do que o que se pensava —, e ocorre uma dramática diminuição no ritmo cardiorrespiratório, medido em cerca de uma ou duas respirações e quatro batimentos cardíacos por minuto.

Ainda é necessário entender como o cérebro dos ursos se mantém ativo com uma quantidade tão reduzida de oxigênio, e como os animais conseguem manter a massa óssea e muscular preservada depois de tanto tempo de inatividade. Aliás, o entendimento desse curioso processo pode resultar no desenvolvimento de tecnologias que permitam que os humanos também possam ficar em estado de hibernação no futuro.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: