publicidade

Veja quem são os 10 bichos mais inteligentes do reino animal

21/02/2019 às 09:003 min de leitura

Existem várias discussões sobre quais são os animais mais inteligentes do mundo. Contudo, o neuropsiquiatra Jon Lieff divulgou uma lista desenvolvida após uma longa pesquisa para acabar com quaisquer dúvidas. No top 10, o interessante é que nem sempre o maior cérebro pertence ao mais inteligente.

Acompanha abaixo a lista:

10. Abelha

As abelhas usam simbolismos e conceitos abstratos para resolver os problemas diários. "Elas possuem uma memória caleidoscópica de cada flor dentro de uma área de quilômetros. Além disso, as abelhas aprendem com as mais velhas quais são as melhores flores", disse Lieff para o Discovery News.

O mais incrível é que esses pequenos insetos conseguem se automedicar dentro das colmeias de várias maneiras diferentes. Isso sem contar as estruturas complexas feitas para armazenar o mel.

9. Polvo

Segundo Lieff, os polvos espalham informações culturais uns aos outros, além de terem a habilidade da mimetização, comunicação por meio de cores, padrões e flashs. "Eles possuem uma capacidade de aprendizado espacial muito avançada, além de habilidade de navegação e técnicas predatórias avançadas. Os polvos podem manipular objetos tão bem como os humanos", comentou o neuropsiquiatra.

8. Elefante

Os gigantes fofões que vivem nas savanas e florestas possuem capacidades sociais altamente evoluídas, além de comportamentos inteligentes que demonstram compaixão e amor pelos outros. Eles possuem memórias incríveis e podem lembrar de amigos ou inimigos por 50 anos ou mais, dependendo da sua saúde e tempo de vida (um elefante na selva vive em média 60 anos — o mais velho chegou aos 80).

Já em cativeiro, os elefantes são excelentes artistas. Sua comunicação até envolve várias maneiras de vocalizações. Eles são colaborativos, consoladores e cooperativos. É triste, mas eles também lamentam profundamente e ficam cabisbaixos com a morte.

7. Formiga

Trabalho em equipe. As formigas são conhecidas pela coletividade, mas elas também apresentam uma ótima inteligência individual, segundo Lieff. "Elas lembram de rotas extensas e podem caminhar por muito tempo com toda a certeza de onde estão indo. As formigas cuidam de seus familiares".

O cientista ainda disse que as formigas são a segunda sociedade na Terra a desenvolver a agricultura.

6. Golfinho

Segundo Lieff, os golfinhos em cativeiro conseguem lembrar as comunicações de amigos de tanque por pelo menos 20 anos. Eles também se reconhecem no espelho e sempre inventam novas maneiras de caçar peixes.

No mar aberto, eles até usam esponjas para se protegerem de pedras próximas. A socializações entre a própria raça e humanos também é algo praticamente único.

5. Corvo

Os corvos são tão inteligentes que conseguem fazer contas e analogias. Eles reconhecem a si mesmos e ainda usam objetos e materiais que encontram como ferramentas — iguais aos macacos, montando ganchos com arames.

Um estudo também revelou que os corvos entendem o princípio de Arquimedes, que toca na questão de densidade corporal, fluidos e peso. Isso permite que estes pássaros até manipulem níveis de água para conseguir comida.

4. Cacatua

Segundo Lieff, as cacatuas usam técnicas de "multipassos" para resolver problemas. Por exemplo, quando muito tempo presas em uma gaiola trancada, elas conseguem fugir caso o dono vacile e deixe a chave próxima do pássaro. Se você tem dúvidas dessa capacidade, dê uma olhada nos vídeos presentes no YouTube.

3. Anolis (lagarto americano)

Os lagartos quase nunca são lembrados em listas de inteligência, mas os anolis, em particular, impressionam os pesquisadores por causa de suas habilidades cognitivas. Eles demonstram uma capacidade avançada de resolver problemas e contas. O aprendizado rápido e a memória extraordinária são outros pontos.

Em cativeiro, aprendem a resolver puzzles difíceis com técnicas diferentes das utilizadas na natureza. Além disso, eles podem esquecer abordagens erradas para não repeti-las.

2. Cachorro

Não é preciso falar muito aqui, correto? Capacidades de socialização, comunicação, inteligência, criatividade, além de conseguir ler as emoções humanas, colocam os cachorros em segundo lugar no top 10.

1. Baleia

As baleias possuem as habilidades e técnicas culturais e de comunicação mais elaboradas da lista. Elas criam estratégias de pesca extremamente criativas, e até designam um papel específico para cada baleia durante o ataque.

Em uma das táticas, três baleias ficam lado a lado batendo os rabos sincronizados na água para criar grandes ondas. Estas ondas servem para derrubar focas de placas de gelo e rochas.

Outra técnica incrível: as baleias nadam circulando cardumes e então soltam milhares de bolhas formando uma rede em volta dos peixes — eles não nadam em bolhas. Assim, o banquete está servido sem fugas.

Extra: humanos

Estamos aqui também. Ou você esqueceu que somos animais em processo de evolução?

Contudo, segundo Lieff, uma espécie pode medir com precisão completa sua própria inteligência comparada com outros animais? É quase impossível, já que o julgamento deve ser baseado apenas nos valores do animal em particular — como estrutura cerebral e maneira de pensar.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: