Conheça Splash, o peixinho dourado britânico que acaba de fazer 38 anos

18/07/2015 às 07:322 min de leitura

Em 1977, os irmãos Matthew e Hayley Wright tinham nove e seis anos de idade, respectivamente. Naquele ano, eles foram com seus pais até um parque de diversões na vila de Brockworth, no condado inglês de Gloucestershire.

Lá eles ganharam um pequeno peixinho dourado que batizaram de Splash, e que provavelmente viveria apenas por alguns meses. Pelo menos era no que acreditavam os pais das crianças, Richard e Ann. Esse mês, o persistente animal comemorou mais um aniversário.

Com 38 anos de idade, Splash continua a adornar o aquário na sala dos Wright, indiferente à passagem do tempo. Mesmo sendo um legítimo britânico, o peixinho não faz ideia de que John Lennon foi assassinado, que o Príncipe Charles casou-se com a Lady Di, que por seu tempo de vida aconteceram duas guerras do Golfo e que Londres sediou os Jogos Olímpicos de 2012.

Mas talvez seja melhor assim. Afinal, o que poderia fazer um simples peixinho dourado nessas estranhas questões humanas, sempre tão absurdas? Provavelmente as únicas preocupações que já afetaram a vida do animal foram alguns problemas de saúde que causaram a perda de seu olho direito e a morte de sua companheira de longa data, Splish.

Ela morreu há cerca de dois anos, depois de dividir o mesmo aquário com Splash por mais de 30 anos. Apesar disso, o casal Wright garante que ele é feliz, vai muito bem de saúde e deve permanecer como um adorado membro da família por mais algum tempo.

Splash, na foto ao lado de Richard Wright, de 71 anos

Como curiosidade, vale notar que o nome científico da espécie é Carassius auratus, e eles podem facilmente viver mais de dez anos, se bem cuidados. Eles só possuem a fama de que morrem em pouco tempo por geralmente serem negligenciados.

De fato, até onde se tem registro, o peixinho dourado que viveu por mais tempo morreu aos 43 anos, em 1999. Ele se chamava Tish, e caso ainda estivesse vivo, provavelmente formaria uma bela dupla de veteranos com Splash.

Feliz aniversário, Splash!

Qual dos seus bichos de estimação viveu por mais tempo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: