Sexo com focas? Mergulhos de 500 m? Veja 10 fatos curiosos sobre pinguins

24/08/2015 às 07:152 min de leitura

Pinguins são bichos interessantes, seja pelas complexidades que envolvem a sua forma de viver, seja pelo jeito engraçado de andar e se locomover ou pela aparência bonitinha que faz a maioria das pessoas achá-los extremamente fofos. Aqui no Mega Curioso, nós já trouxemos inúmeras matérias sobre essas aves tão fascinantes, como a do vídeo que mostra o risco das cordas para a vida dessas criaturas, como a dos fósseis que revelaram pinguins do tamanho de seres humanos ou sobre a pequena pinguim fêmea que se apaixonou pelo seu cuidador.

Para comprovar o quão interessantes podem ser os pinguins, nós apresentamos uma lista trazida pelo site Fact Slides com 10 curiosidades sobre os pinguins. Inclusive algumas nós já abordamos por aqui. Veja:

1. Órgão de filtragem

Pinguins possuem um órgão especial perto dos olhos. Este órgão é responsável por filtrar o sal do organismo originado pela água salgada dos mares e locais em que eles vivem.

2. Não há pinguins no Ártico

É isso mesmo. Eles vivem em regiões frias, mas isso não quer dizer que há pinguins em todas as regiões mais geladas do mundo.

3. São nadadores fortes

Quando estão nadando, chegam a saltar mais de 1,8 metro para fora da água.

4. Papéis inversos

Em algumas espécies de pinguins, macho e fêmea se invertem após o acasalamento. Enquanto o macho fica responsável por incubar os ovos, as fêmeas saem para caçar.

5. Proteção pesada

Para proteger uma colônia de pequenos pinguins dos predadores, foram designados atiradores de elite e armas do tipo sniper (rifle com mira para tiros de longa distância) na Austrália, em uma ocasião no ano de 2009.

6. Proibidos para consumo

Nos Estados Unidos, o consumo de pinguins é considerado ilegal.

7. Já receberam título de nobreza

Na Noruega houve um caso de condecoração com o título de membro honorário da Guarda Real norueguesa em 1972. Resumidamente, o animal foi escolhido como mascote pelos soldados quando visitaram um zoológico na Escócia. Desde então, três gerações já ficaram no posto de cavalheiro real.

8. Têm boas “tardes de sono”

O principal momento de repouso e descanso dos pinguins ocorre durante a tarde. Para descobrir isso, alguns cientistas fizeram uma experiência cutucando alguns pinguins, em diferentes momentos do dia, durante o sono. A ação era repetida até eles acordarem.

9. Aves aquáticas

Os pinguins-imperadores passam a maior parte do tempo na água e são exímios mergulhadores. Eles podem atingir até 500 metros de profundidade e conseguem ficar até 27 minutos debaixo d’água.

10. Sexo interespécies

As focas gostam de ter relações sexuais com pinguins sem consentimento. Ou seja, as pequenas aves são "estupradas". Nós falamos um pouco sobre isso no ano passado e você pode conferir clicando aqui.

Sabe mais alguma curiosidade interessante sobre os pinguins? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: