2 em 1: conheça o animal fofo que parece um híbrido de porco com ovelha

15/02/2016 às 10:342 min de leitura

Você é do tipo que acha aqueles porquinhos rosados umas graças e se derrete todo na presença de ovelhinhas fofinhas? Então se prepare para conhecer um animal que parece um híbrido desses dois bichos! Trata-se dos suínos Mangalitsa, uma raça de porcos nativa da Hungria que possui uma grossa camada de lã sobre a pele.

De acordo com o pessoal do portal Pure Mangalitsa, essa curiosa raça de porcos surgiu em meados do século 19, depois que o arquiduque José Antônio João Batista de Áustria-Toscana — sim, esse era o título do cara — ganhou alguns animais da raça Sumadija de um príncipe sérvio e resolveu cruzar os animais com suínos selvagens húngaros Bakonyi e Szalontai para ver o que acontecia.

Porco-ovelha

O resultado da mistura foram os porcos com cachinhos que você pode ver nas imagens que ilustram esta matéria, cuja raça foi reconhecida oficialmente em 1927. No entanto, não pense que a fofurice dos animais rendeu a eles uma vida fácil e tranquila. Em realidade, os Mangalitsa eram mais apreciados por sua carne incrivelmente saborosa do que por sua aparência.

Inicialmente, os “porcos-ovelha” começaram a ser criados para suprir as mesas da realeza da Casa de Habsburgo. Mas, mais tarde, já no final do século 19, esses animais se tornaram uma das principais raças europeias e continuaram sendo criados para o abate — coitados! — até a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim do conflito, a criação desses animais começou a cair em declínio e, em meados dos anos 70, eles quase desapareceram por completo. Talvez seja por isso que nem todo mundo conhece esses porcos graciosos.

Por sorte, os Mangalitsa voltaram a ser produzidos — embora o principal foco ainda seja o abate, pobrezinhos — na década de 90 e, apesar de terem vestígios de porcos selvagens em seu DNA, eles podem ser domesticados. Veja mais imagens desses suínos na galeria a seguir:

Galeria 1

Você já tinha ouvido falar dos suínos da raça Mangalitsa? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: