(Fonte da imagem: Reprodução/what if)

Você já deve ter assistido a vários filmes de ação, nos quais personagens durões parecem voar enquanto disparam inúmeros tiros com as mais variadas armas de fogo. Talvez tenha sido essa imagem que acabou motivando uma questão hipotética enviada ao site what if por um internauta curioso.

A pergunta, que pode ser traduzida como “é possível construir um dispositivo que possa voar utilizando disparos de metralhadoras dirigidos para baixo?”, gerou uma série de cálculos e indagações, além de uma resposta surpreendente: sim! Hipoteticamente, claro.

Voo hipotético

De acordo com a explicação do site, o princípio é bastante simples. Se quando disparamos uma arma apontada para frente o impulso provocado nos empurra para trás, então, se a dispararmos voltada para baixo, o impulso nos empurraria para cima. Mas quantas armas seriam necessárias para conseguir que, digamos, uma plataforma pudesse voar com a força dos disparos?

Segundo os cálculos do pessoal do what if, pelo menos 300 AK-47s carregadas com 250 projéteis cada uma. Tal arsenal seria capaz de gerar uma aceleração vertical com velocidades próximas aos 100 metros por segundo, que nos permitiriam alcançar alturas de mais de 500 metros. Contudo, com apenas 25 dessas armas já seria possível sair do solo.