Evidência pode mudar tudo o que se sabe sobre o Exército de Terracota

14/10/2016 às 10:052 min de leitura

O Exército de Terracota é uma coleção incrível de estátuas de guerreiros chineses que datam do século 3 a.C. Durante séculos, as cerca de 8 mil estátuas ficaram soterradas, tendo sido descobertas apenas em 1974 por agricultores locais. Elas estão localizadas no Distrito Lintong, em Xi’na, e também trazem figuras de cavalos e carruagens.

Agora, novas análises de DNA parecem apontar que escultores gregos ensinaram os artistas locais a criar as estátuas, mudando muita coisa que se sabe sobre a interação entre Ocidente e Oriente. Caso isso seja comprovado, o contato entre as duas culturas ocorreu muitíssimo antes de Marco Polo atravessar a Rota da Seda, no século 13.

“Nós agora temos evidências de que um contato estreito existiu entre o primeiro imperador da China e o Ocidente antes da abertura formal da Rota da Seda. Isto é muito mais cedo do que anteriormente imaginado”, disse Li Xiuzhen, arqueólogo do museu que conta a história do imperador Qin Shihuang.

Coleção inclui cavalos, carruagens e guerreiros

Um equívoco de mil e quinhentos anos

As estátuas de Terracota se encontram em 3 grandes poços, que ainda estão sendo analisados. Elas mostram evidências de uma forte inspiração nas obras gregas em sua feitura. Esse exército não é o único encontrado na China, mas todos os outros sítios são menores e acredita-se que muitos ainda continuam soterrados.

Na época em que as estátuas foram produzidas, não era tradição na China reproduzir homens em tamanho real. Porém, análise de ossadas encontradas em lugares bem próximos de onde está Terracota mostram vestígios de DNA de europeus. Isso pode sugerir que o contato entre as culturas aconteceu pelo menos 1,5 mil anos antes de Marco Polo.

O mausoléu real de Terracota também conta com valas comuns onde estão enterrados esses esqueletos de artesões que trabalharam nas estátuas. O grande número de pessoas enterradas também pode sugerir que houve uma batalha pelo domínio da região – inclusive entre ocidentais e orientais. Essa suposta influência em um dos maiores trabalhos artísticos da China ainda deverá contar com muitas reviravoltas nos anos futuros.

Artistas gregos podem ter influenciado na construção do Exército de Terracota

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: