Por que os seres humanos usam calças?
74
Compartilhamentos

Por que os seres humanos usam calças?

Último Vídeo

Você já parou para pensar no porquê usamos calças? Provavelmente não, né? Afinal, esta peça do vestuário é utilizada por homens e mulheres desde os primeiros anos de vida, dando pouco espaço para questionamentos. No entanto, caso você já tenha levantado esta dúvida, uma descoberta na China parece ter encontrado a resposta.

Os arqueólogos Ulrike Beck e Mayke Wagner do Instituto Arqueológico de Berlim encontraram duas calças com mais de 3000 anos de idade em túmulos de um cemitério na região de Xinjiang, na China, fazendo com que elas sejam os pares de calças mais antigos já descobertos.

O período histórico em que os donos destas calças viveram corresponde com o crescimento do pastoreio montado na Ásia Central. Desse modo, os nômades começaram a movimentar seus rebanhos montados sobre seus cavalos. Em um artigo recente, a dupla de arqueólogos propôs uma teoria de que a maior necessidade de utilizar suas montarias criou a necessidade de roupas mais confortáveis para a realização dessa tarefa.

Entrevistado pelo Mental Floss, o professor de língua e literatura chinesa Victor Mair afirmou acreditar que os nômades de Tarim Basin, na mesma região de Xinjiang tenham começado a usar cavalos cerca de 3400 atrás. O professor, inclusive, esteve envolvido na descoberta do segundo par de calças mais antigo do mundo, descoberto em uma múmia de 2600 anos, encontrada na mesma área.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.