Arqueólogos descobrem duas cidades maias na selva mexicana

01/09/2014 às 12:312 min de leitura

Uma equipe de arqueólogos eslovenos descobriu duas cidades maias nas selvas do México.  Tamchén e Lagunita estão localizadas na Reserva da Biosfera Calakmul (na ponta sudeste da península de Yucatán), que é a maior reserva de floresta tropical no México e lar de inúmeras ruínas maias e sítios arqueológicos.

A selva tem uma área particularmente densa e de difícil acesso. Por essa razão, de acordo com o History Blog, os pesquisadores tiveram de contar com levantamentos aéreos, guias locais e geodesia para localizar as ruínas das cidades.

Entretanto, uma das cidades, Lagunita, já tinha sido descoberta pelos pesquisadores anteriormente. Em 1970, o americano Eric von Euw, visitou o local e estudou algumas de suas características arqueológicas.

Porém, ele nunca publicou o seu trabalho (que também tinha esboços de alguns monumentos) ou registrou a localização da área. Mas, os seus trabalhos estão agora na posse do Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia de Harvard.

A descoberta

Ivan Šprajc, líder da equipe de arqueólogos que fez a descoberta atual, disse em um comunicado de imprensa: "Encontramos o local com o auxílio de fotografias aéreas, mas fomos capazes de identificá-lo como Lagunita somente depois de avistarmos a fachada e os monumentos, comparando-os com os desenhos de Von Euw, que o renomado especialista na civilização maia, Karl Herbert Mayer, disponibilizou para mim".

Foi o próprio Šprajc que descobriu a outra cidade maia (Tamchén) na mesma área no ano passado. Tanto Lagunita quanto Tamchén são grandes sítios arqueológicos, sendo caracterizados por templos em pirâmide, quadras, colunas, praças e outras estruturas.

Segundo o Smithsonian, o nome "Lagunita" foi dado a esse local por von Euw. Já o nome do segundo local, Tamchén, significa "poço profundo" no dialeto local e faz referência a mais de 30 buracos que foram encontrados na cidade e que, provavelmente, eram utilizados para a coleta de água da chuva.

Tempo

Uma exploração inicial indica que ambas as cidades estavam em seu auge no período de 600 a 1000 d.C.. , que marcou o apogeu da potência regional dominante: o reino de Calakmul. De acordo com o History Blog, em Lagunita existem inscrições nos altares e nas colunas, sendo que uma delas é datada como “29 de novembro, 711 d.C”.

Tamchén tem muito em comum com a sua vizinha Lagunita, com grandes edifícios dispostos em torno de praças, um templo pirâmide, um pátio com três templos em cada lado, altares e colunas. Mas ela é significativamente mais velha, remontando a origem ao período de 300 a.C a 250 d.C.

Há muitos aspectos intrigantes nessas cidades que podem abrir uma nova janela para a história maia. Ambas as cidades parecem ter sido abandonadas por volta de 1000 d.C, compartilhando o destino de outras áreas dominadas por esse civilização, mas algumas colunas foram modificadas algum tempo depois de terem sido originalmente erguidas, enquanto características pós-clássicas foram encontrados em outras.

Estes fatos refletem continuidades e rupturas nas tradições culturais, mas a sua importância para a compreensão da geografia política e história da região ainda permanece um mistério.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: