Pesquisadores encontram um possível brinquedo sexual da idade da pedra

17/11/2014 às 07:222 min de leitura

Os brinquedinhos sexuais podem ter se aperfeiçoado ao longo do tempo e acreditava-se que eles teriam surgido mesmo apenas no século XX. No entanto, uma descoberta feita por arqueólogos pode mudar a história da origem desse tipo de objeto.

Tudo porque, na semana passada, uma escavação na Suécia revelou um objeto que parece muito, mas muito mesmo, com um pênis esculpido em osso de chifre (como você pode conferir na imagem abaixo).

Segundo Clara Moskowitz, do Live Science, embora os cientistas não possam ter a certeza absoluta sobre qual era a real utilidade desta ferramenta, é difícil não tirar certas conclusões ao observar o objeto fálico.

O arqueólogo Goran Gruber, do Conselho de Patrimônio Nacional da Suécia, que trabalhou na escavação, afirmou que é impossível não pensar que ele pareça mesmo com um pênis. "Mas se essa é a maneira como as pessoas da Idade da Pedra também pensavam sobre isso, eu não posso dizer", disse ele.

Idade e dimensões

Martin Rundkvist, um arqueólogo sueco, diz que as pessoas da época talvez não vissem a semelhança de forma tão fácil como fazemos hoje. De acordo com o Live Science, o osso esculpido foi descoberto em um sítio mesolítico em Motala, na Suécia, local que é rico em artefatos antigos de entre 4.000 a 6.000 antes de Cristo.

As características únicas do clima da região podem ter permitido que os artefatos de ossos, que normalmente são destruídos ao longo dos milênios, ficassem preservados e sobrevivessem intactos. "É um objeto orgânico por isso que é especial", disse Goran Gruber ao Live Science.

Em se tratando de dimensões, o objeto de formato fálico tem 10,5 centímetros de comprimento e dois centímetros de diâmetro. Mas essa não é a primeira vez que um objeto dessa forma, datado de milhares de anos, foi encontrado. Outro item que se assemelha fortemente a um pênis foi descoberto na Alemanha em 2005, sendo ainda mais antigo e datando de 28.000 anos, mas feito de pedra.

De qualquer forma, a recente descoberta foi o suficiente para surpreender os cientistas que trabalharam na escavação, que foi liderada pelo arqueólogo Fredrik Molin, do National Heritage Board. "Ninguém aqui nunca tinha visto algo assim em sítios arqueológicos europeus ou no norte da Escandinávia", disse Gruber.

Outros usos

Os pesquisadores dizem que o objeto poderia ter tido outro uso que não fosse o sexual, como uma ferramenta para triturar ou quebrar algo, já que a outra ponta é moldada de maneira fina e parece afiada.

Eles também dizem que, em se tratando de uso sexual, não é claro se o objeto teve uma maior probabilidade de ser usado por homens ou mulheres, ou ambos, principalmente se tinha também o uso adicional como uma ferramenta comum.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: