Maior edifício de Mumbai aposta em formato inovador
59
Compartilhamentos

Maior edifício de Mumbai aposta em formato inovador

Último Vídeo

Foi dada a largada para a construção da torre mais alta de Mumbai, na Índia. O edifício terá o nome de “Imperial Tower” e deve ter cerca de 400 metros de altura.

O mais impressionante desse projeto é o formato do edifício: ele é extremamente estreito e lembra a lâmina de uma espada, algo que foge do tradicional, pois edifícios muito altos tendem a sofrer com a pressão dos ventos.

De acordo com os arquitetos Smith + Gill, o formato esguio do edifício foi concebido para “confundir” os ventos. Por isso, se você olhar as imagens mais de perto, verá que ele possui diversas linhas irregulares por toda a sua extensão. Essas linhas podem ser sacadas com plantas, ou apenas espaços vazios sem função aparente.

Fonte da imagem: Smith+Gill

Segundo Gill, esses desenhos não são somente um enfeite: eles são propositais. Esses detalhes são cruciais para que a construção consiga ficar de pé. Em um edifício comum, o vento chega por um lado e cria um vórtice do lado oposto. Como isso acontece dos dois lados, acaba-se criando uma pressão negativa, que balança o prédio de um lado para o outro.

Com a Imperial Tower, entretanto, Gill quer acabar essa vibração quebrando a pressão dos ventos, cortando a sua movimentação com o desenho do edifício. A ideia veio de projetos aeroespaciais e automobilísticos em túneis de vento, afirma o arquiteto.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.