Casa Vertical de Vidro: conheça o lugar em que não se pode esconder nada

08/02/2014 às 04:082 min de leitura

Você já se imaginou vivendo em uma casa em que é possível ver o céu da sala de jantar? Ou melhor ainda, saber se tem alguém no banheiro apenas olhando através do seu quarto? Pois saiba que tudo isso é possível na Casa Vertical de Vidro de Xangai, na China.

Com projeto da empresa chinesa Atelier FCJZ, em vez de janelas – que permitem a entrada da luz e representam o elemento de contato com o mundo exterior –, a construção tem como principal característica os chãos e tetos de vidro que dividem os andares. Ao todo, são quatro andares formados por uma estrutura central de aço que sustenta placas de vidro de sete centímetros de espessura.

Mas, enquanto aqueles que entram no prédio de 40 metros quadrados têm uma experiência única ao se ver diante de ambientes totalmente transparentes – onde é possível visualizar todos os cômodos da casa e ainda ter uma vista privilegiada do céu –, do lado de fora a experiência é bem diferente.

Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen

A leveza do vidro contrasta com a força do concreto que dá acabamento a toda fachada da casa. As placas de vidro são encaixadas em fendas feitas no concreto, permitindo que a luz entre por esses espaços e criando um efeito visual interessante para os que observam a casa do lado de fora durante a noite. Enquanto as paredes de concreto não permitem que nada seja visto por quem está do lado de fora da casa, os andares com forração de vidro revelam tudo o que acontece lá dentro.

A Casa Vertical de Vidro de Xangai é um projeto de Young Ho Chang e foi criada como um protótipo de moradia urbana para uma competição em 1991. O conceito se tornou realidade na Bienal West Bund de Arquitetura e Arte Contemporânea. Atualmente, a construção é usada para receber artistas e arquitetos que visitam a cidade e não se importam de compartilhar sua intimidade, é claro.

Abaixo você confere algumas imagens do interior e da fachada da Casa Vertical de Vidro de Xangai:

1 - Estrutura central

Fonte da imagem: Reprodução/Hi Consumption2 - Quarto e banheiro

Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen3 - Espaço para meditação

Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen4 - Sala e pia

Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen5 - Sala e banheiro

Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen6 - Fachada

Fonte da imagem: Reprodução/Hi Consumption

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: