Só para os corajosos: China cria ponte suspensa feita de vidro

29/09/2015 às 04:292 min de leitura

De uma simples passarela presente no Parque Geológico Nacional Shiniuzhai, na China, a Haohan Qiao (chinês para “Ponte dos Homens Bravos”) acabou por se tornar um ponto turístico próprio para os fãs de uma bela vista – e que não têm nenhum medo de altura.

O motivo, como você deve perceber pela imagem acima, é bastante simples. No lugar de metal, concreto ou mesmo madeira, a estrutura suspensa possui todo o seu chão feito de vidro.

Se você não é daqueles que se dão exatamente bem com altura (como no caso deste que vos escreve), só a ideia disso pode deixá-lo bastante... Apreensivo, digamos assim. Mas aparentemente não há com o que se preocupar.

Isso porque, segundo a CNN, a ponte suspensa utiliza uma camada dupla de vidro 25 vezes mais forte do que o vidro comum, com 24 milímetros de espessura. “Não importa como os turistas pulem na ponte que construímos, ela vai ficar bem”, disse Yang Guohong, um dos engenheiros do projeto, ao jornal Daily Mail.

Ele não é o único a garantir que a ponte é segura, de fato: um dos construtores envolvidos no projeto também lembra dos seis grossos cabos de aço que passam por baixo dos painéis para dar a eles maior resistência. “A armação de aço usada para dar suporte e revestir a ponte de vidro também é bem forte e construída densamente, então mesmo se um vidro estiver quebrado, viajantes não vão atravessá-la”, explicou.

Mesmo assim, a ideia de passar por uma ponte de 300 metros, suspensa a 180 metros do chão em um enorme desfiladeiro, cuja estrutura balança constantemente com o vento, definitivamente não é para os mais fracos (o que faz jus ao nome da ponte, pelo visto). Mas é claro que existem alguns que não se preocupam nem um pouco com isso, como as imagens abaixo mostram bem:

E esse é provavelmente o único jeito que eu atravessaria essa ponte:

Vale notar que a estrutura nem sempre foi desse jeito, de fato. Originalmente, a Haohan Qiao era feita apenas em madeira, mas teve uma pequena seção trocada por vidro em 2014. Logo depois, porém, decidiu-se que ela teria a base de madeira totalmente substituída, de maneira a ser a primeira ponte suspensa feita completamente em vidro.

Para tal, o parque utilizou um total de 11 funcionários, que fizeram a troca dos painéis e a adição da estrutura de suporte. “Nós começamos construindo a passarela nos mantendo nos poucos apoios que conseguimos encontrar no penhasco”, contou Zhang Xianguo. Já outro funcionário disse que isso não é tão perigoso assim, “desde que você tome um pouco de cuidado”.

Por fim, vale comentar que essa não é a primeira estrutura com chão feito completamente em vidro. Muitas das mais famosas podem ser encontradas também na China, na região de Zhangjiajie, entre passarelas de vidro que adornam enormes rochedos e uma que simplesmente dá uma "volta" para fora de um desfiladeiro. E outra ainda deve surgir em breve, com a promessa de ser a mais alta e mais longa ponte de vidro já feita.

Via TecMundo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: