Estudante desvenda música escondida em um quadro de 500 anos
301
Compartilhamentos

Estudante desvenda música escondida em um quadro de 500 anos

Último Vídeo

Nem a mais detalhista das pessoas conseguiria entender o quadro The Garden of Earthly Delights – algo como “O jardim das Delícias Terrenas”, em uma tradução livre – assim, logo de cara, em uma primeira tentativa. Pintada pelo holandês Hieronymus Bosch, a tela traz notas musicais desenhadas no bumbum de uma pessoa deitada.

Só para você ter uma ideia, músicos de todo o mundo tentam decifrar as tais notas há mais de 500 anos. A pintura é uma tríade que representa o céu, a terra e o inferno em detalhes surreais e extremamente ricos. As notas musicais no traseiro de uma das pessoas do quadro são, na verdade, minúsculas, como você pode ver na comparação de imagens abaixo:

Fonte da imagem: Reprodução/GizmodoFonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Felizmente, uma estudante de música chamada Amelia, da Universidade Cristã de Oklahoma, conseguiu descobrir qual é a música transcrita na pintura de Bosch, feita entre 1490 e 1510. Segundo ela, “sim, isso é, literalmente, a canção do bumbum de 600 anos de idade do inferno [de Bosch]”.

Se você reparar a data na qual o quadro foi feito e a declaração da estudante, vai constatar o óbvio: a tela tem, na verdade, 500 anos e não 600. Mas isso deve ter sido apenas um equívoco por parte de Amelia. Mas e aí, o que será que aquele bumbum dizia? Você também ficou curioso? Então clique aqui, ouça a música e depois nos conte o que você achou dela.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.