Uma imagem do espaço como você nunca viu antes
36
Compartilhamentos

Uma imagem do espaço como você nunca viu antes

Último Vídeo

Um telescópio superpoderoso, instalado no meio do deserto australiano, criou algumas fotos incríveis do espaço. Tudo bem, você já deve ter visto milhares de fotos bonitas da nossa galáxia a até de lugares bem mais distantes, mas essas daqui tem algo de diferente, pois, em teoria, as paisagens podem ser vistas pelo olho humano.

Todas as imagens capturadas pelo telescópio foram fotografadas dentro do espectro visível, a parte do espectro eletromagnético que é capaz de sensibilizar o olho humano, ou seja, que conseguimos enxergar.

Mas não é para ficar surpreso caso você olhe para o céu e não veja algo tão bonito. Apesar de estarem dentro do espectro visível, só seria possível ver algo do tipo a olho nu se tivéssemos a mesma sensibilidade à luz que os telescópios.

Já para saber como seria a vista do espaço caso tivéssemos super olhos, os astrônomos responsáveis pelo Murchison Widefield Array, como esse telescópio é chamado, tiraram fotos usando 20 cores primárias ao invés das três ou quatro com as quais estamos acostumados. O resultado é bem diferente da forma como estamos acostumados a ver o universo.

Não ache, no entanto, que o trabalho desse pessoal é só divulgar imagens bonitinhas. As fotos serão essenciais nos próximos estudos sobre explosões de estrelas, colisões de galáxias e buracos negros. No site do telescópio você pode explorar toda a Via Láctea em uma série de comprimentos de onda diferentes. É um prato cheio para os fãs de astronomia.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.