Pesquisadores negam que objeto avistado no Rio de Janeiro fosse um meteoro
11
Compartilhamentos

Pesquisadores negam que objeto avistado no Rio de Janeiro fosse um meteoro

Último Vídeo

De acordo com uma notícia publicada pelo G1, no último domingo (17) um estranho objeto foi avistado atravessando o céu da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a publicação, quase 20 leitores entraram em contato com a redação, enviando diversos vídeos e fotografias de um suposto meteoro.

Como você pode ver no vídeo acima, publicado no YouTube, o suposto astro parece se deslocar de cima para baixo, deixando um visível rastro de fogo e fumaça durante a sua passagem. Apesar de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais preferir não se pronunciar sobre a origem do objeto, depois de analisar uma das imagens do evento um dos pesquisadores da instituição chegou a comentar que poderia se tratar de um meteoro.

Suposto meteoro

Entretanto, após verificar os vídeos enviados à redação do G1 pelos leitores, o mesmo pesquisador descartou a possibilidade de que se tratasse de um meteoro, pois, conforme explicou, esses objetos normalmente se deslocam com velocidades muito maiores do que a do observado no Rio de Janeiro.

Já o astrônomo Fernando Roig — do Observatório Nacional —, consultado pela publicação, acredita que a teoria mais plausível é a de que o objeto fosse um avião, pois, segundo os relatos, a passagem demorou entre 5 e 10 minutos. Além disso, como o suposto meteoro foi avistado no fim do dia, é provável que o reflexo do sol tenha conferido ao rastro o tom avermelhado que pode ser visto nas imagens.

O astrônomo explicou ainda que, quando uma aeronave se encontra a uma altura na qual o ar é muito frio e seco, o ar quente e úmido que sai das turbinas sofre uma rápida condensação, formando um rastro de fumaça parecido ao que foi observado. E você, leitor, tem algum palpite sobre o misterioso objeto que foi avistado no Rio de Janeiro?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.