Astrônomos podem ter fotografado planeta que se parece com Tatooine

01/04/2013 às 10:411 min de leitura

Algum tempo atrás, o Tecmundo comentou a descoberta de um planeta habitável e que possuía dois sóis. Não demorou muito para que o novo mundo fosse comparado a planeta Tatooine, do universo de "Star Wars". Mais tarde, a descoberta acabou sendo ofuscada por uma ainda maior: um exoplaneta com quatro sóis!

Agora, uma equipe de astrônomos franceses da Universidade Joseph Fourier acredita ter capturado a primeira imagem direta de um planeta que lembra o famoso Tatooine. Batizado de 2MASS0103(AB)b, o corpo gasoso possui mais de 10 vezes o tamanho de Júpiter, sendo tão grande que tem deixado a comunidade científica em dúvida: será que esse astro é um planeta gigante ou uma estrela pequena, como uma anã marrom?

Fonte da imagem: Reprodução/NewScientist

Graças ao arquivo das observações realizadas pelo Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile, os pesquisadores têm a certeza de que esse “objeto misterioso” orbita o sistema binário 2M0103 a uma distância de 12,5 bilhões de quilômetros. Agora, a equipe planeja investigar as características químicas do corpo celeste.

Com base nesses dados, será possível definir com mais precisão se o objeto fotografado é mesmo um planeta orbitando duas estrelas. É possível que com essa pesquisa a comunidade acadêmica também ganhe maneiras mais apuradas de sanar dúvidas como essas, no futuro.