Minilaboratório será instalado em núcleo de cometa
143
Compartilhamentos

Minilaboratório será instalado em núcleo de cometa

Último Vídeo

Em 2004, a Agência Espacial Europeia lançou a sonda Rosetta com o objetivo de que ela sobrevoe o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e envie o minilaboratório Philae para o núcleo desse astro. Agora, a missão está mais perto de acontecer, visto que a estimativa é de que os dois objetos se encontrem em novembro de 2014.

Durante esses dez anos, a sonda viajará por uma distância cerca de 5 vezes maior do que a da Terra até o Sol, chegando a cruzar o cinturão de asteroides. O módulo enviado com a sonda Rosetta chegará, inclusive, a perfurar o núcleo do cometa com o objetivo de coletar e analisar amostras de materiais.

Tudo isso, obviamente, dependerá da estrutura do cometa para ser realizado com sucesso. Como ainda não se sabe, com certeza, do que é feito o corpo do 67P/Churyumov-Gerasimenko, pode ser que a missão acabe falhando por tentar implantar o minilaboratório em uma superfície muito fragmentada e que não poderia recebê-lo com estabilidade.

De toda forma, continuaremos torcendo para que tudo dê certo e, em breve, estejamos divulgando as primeiras análises enviadas pela sonda.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.