Sonda espacial captura imagem sensacional de Vênus diante do Sol
162
Compartilhamentos

Sonda espacial captura imagem sensacional de Vênus diante do Sol

Último Vídeo

A fantástica imagem acima foi divulgada pela NASA e mostra um trânsito planetário bem pouco comum que ocorreu em junho passado. Normalmente, estamos acostumados a ver eclipses envolvendo o Sol, a Lua e a Terra, mas, segundo a agência espacial, o evento registrado pela sonda Solar Dynamics Observatory mostra a passagem do planeta Vênus diante de nossa estrela.

A fotografia mostra o momento em que Vênus — aquela “bolinha” escura na parte superior da figura — passa diante do Sol, durante um alinhamento ocorrido entre a Terra e a estrela. Conforme explicaram os astrônomos da NASA, o evento pode ser tecnicamente considerado como um “eclipse anular vesuviano”, e o destaque da imagem fica mesmo por conta da beleza e grandiosidade do Sol.

Para registrar as imagens do Sol — que incluem um extraordinário anel de fogo ao redor da estrela —, o telescópio espacial capturou três cores do espectro ultravioleta. Além disso, a mancha azul mais escura que pode ser vista na parte direita representa um buraco coronal, ou seja, uma região mais fria e escura da coroa solar. Aliás, aproveite para apreciar a fotografia, pois o próximo eclipse anular vesuviano só vai ocorrer novamente no ano de 2117.

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.