Eclipse lunar penumbral ocorre hoje e será visível em regiões do Brasil
793
Compartilhamentos

Eclipse lunar penumbral ocorre hoje e será visível em regiões do Brasil

Último Vídeo

Ocorre hoje (18), entre o período aproximado de 18h50 e 22h50 (horário de Brasília), um eclipse lunar penumbral, que é definido quando parte da Lua é ocultada pela sombra da Terra. Ele poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas regiões da Ásia. Entretanto, por se tratar de um eclipse penumbral, o efeito não será tão visível aos observadores menos perspicazes. 

Outros fatores também podem influenciar na visualização do fenômeno, como as luzes da cidade, o tempo e a sua localização. Por isso, apesar de ser confirmado em aproximadamente todo o território nacional, nem todas as regiões poderão ver o eclipse com qualidade. Segundo o astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Kepler Oliveira, o acontecimento será bastante fraco. “Isto é, terá pouco contraste, pois a Lua só entra na penumbra da Terra (parte da sombra).”

Esse é o segundo eclipse penumbral de 2013 – o primeiro ocorreu no fim de maio. Em 25 de abril, um eclipse parcial lunar também aconteceu. Agora, os que realmente querem ver um eclipse total da Lua acontecer já podem marcar na agenda o dia 15 de abril de 2014, que é quando esse fenômeno grandioso ocorrerá (e que também poderá ser visto do Brasil!).

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.