Sonda Rosetta revela que cometa tem um cheirinho bem desagradável
1.123

Sonda Rosetta revela que cometa tem um cheirinho bem desagradável

Último Vídeo

Você alguma vez já parou para pensar sobre como seria o cheiro de um cometa? Provavelmente essa ideia nunca tenha passado pela cabeça da maioria das pessoas. Mas uma recente descoberta, feita pela Agência Espacial Europeia, concluiu que o aroma de um cometa é bem ruinzinho. Uma caatinga fedorenta, na verdade.

Eles descobriram isso de acordo com dados colhidos pela missão espacial da sonda Rosetta, que verificou com seu “nariz eletrônico” que o cometa 67P /Churyumov-Gerasimenko tem o aroma fétido devido a uma mistura de gases, incluindo amônia, formaldeído, dióxido de enxofre e metano — um gás produzido pela flatulência das vacas.

Mas isso é só um dos exemplos. Segundo os cientistas, a sonda estudou o envelope nebuloso que envolve o núcleo do cometa, concluindo ainda que esse coquetel de gases pode ser traduzido em cheiros como os de ovos podres, estrume de cavalo e xixi de gato. Imaginem que agradável.

Sonda Rosetta e o cometa 67P /Churyumov-Gerasimenko ao fundo

Porém, de acordo com os pesquisadores, esse mau cheiro é realmente uma boa notícia. Tudo porque as moléculas por trás dos odores são misturadas com água congelada e dióxido de carbono, de modo que não se esperava que os espectrômetros da Rosetta detectassem uma variedade tão grande quando o cometa se aproximou do sol e aqueceu.

"É realmente fabuloso. Você espera dez anos e, de repente, ele está lá. O que é surpreendente é que já temos química extremamente rica a esta distância do Sol”, disse Kathrin Altwegg da Universidade de Berna, na Suíça, que está no comando do “nariz eletrônico” da Rosetta, também conhecido como o Rosetta Orbiter Spectrometer for Ion and Neutral Analysis (ROSINA).

Apesar da conclusão de que o conjunto de gases forma um cheiro bem ruim, ele seria quase imperceptível ao olfato humano, pois as moléculas estão em concentrações muito baixas.