publicidade

Segundo cientista, 2 estrelas anãs serão as responsáveis pelo fim da Terra

22/06/2017 às 02:001 min de leitura

Não fosse o final do mundo um assunto tão incrível e intrigante, o tema deixaria de ser tratado com tanta frequência, principalmente pelo Cinema, que tem a oportunidade de abordar uma possível extinção do planeta Terra com ainda mais apelo, usando o lado visual da coisa.

A verdade é que o que para nós é Ficção Científica, para alguns cientistas é só mais uma hipótese da realidade. O pesquisador Coryn Bailer-Jones, do Max Planck Institute, divulgou alguns cálculos que podem ser relativamente assustadores.

Jones acredita que nosso planeta pode chegar ao fim graças à presença de duas estrelas anãs laranjas – as “vilãs” cósmicas já têm até nome: GL 710 e Hip 86505. De acordo com o cientista, as duas estrelas podem provocar confusões nas órbitas de alguns cometas à medida que eles se aproximam no Sistema Solar.

Hora do fim?

Se essas duas estrelinhas se aproximarem demais dos cometas, o centro gravitacional deles vai acabar fazendo com que uma série de cometas seja direcionada em direção à Terra, aumentando – e muito – as chances de o nosso planeta ser estilhaçado.

Antes de sair por aí proclamando o fim do mundo ou fazendo maluquices, fique tranquilo, pois você não estará aqui quando isso acontecer. De acordo com Jones, Hip 86505 pode demorar meio milhão de anos para causar confusão – já a GL 710 pode demorar até 1,3 milhão de anos para se aproximar do Sistema Solar. Isso, claro, se os cálculos do cientista estiverem realmente corretos.

A teoria de Jones deve ser testada, ainda, por outros cientistas, antes de ser mais bem aprofundada e levada a sério. Independente de qual for o resultado das pesquisas, a humanidade parece ter tempo para desenvolver algum tipo de fuga interestelar – pelo menos no Cinema isso já aconteceu

*Publicado em 05/01/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: