Teorias da conspiração à vista: 5 planetas ficarão alinhados por 1 mês!

20/01/2016 às 12:572 min de leitura

Você já reparou que basta que ocorra o anúncio de algum evento cósmico inusitado — como um eclipse incomum ou a passagem de algum cometa próximo à Terra, por exemplo — para que comecem a pipocar teorias da conspiração sobre o apocalipse ou o iminente ataque de civilizações alienígenas ao nosso planeta?

Pois esta semana foi anunciado que, pela primeira vez em mais de dez anos, o sistema solar será palco de um alinhamento planetário envolvendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno — e o mais legal é que o evento poderá ser visto a olho nu durante 1 mês inteiro! Assim, você duvida que vão surgir teorias malucas relacionadas a esse espetáculo celeste?

Linha planetária

A partir de hoje, dia 20 de janeiro, até o dia 20 de fevereiro, os cinco planetas estarão visíveis no céu formando uma linha. Na verdade, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno já estão alinhadinhos desde o início do ano, e agora chegou a vez de Mercúrio entrar em cena para completar o time.

Para conferir o alinhamento, o ideal é procurar um local aberto e longe de fontes luminosas e edifícios e identificar os planetas um pouco antes do amanhecer — 45 minutos de antecedência são suficientes! Eles formarão uma linha que vai do horizonte em direção à Lua, e Júpiter e Vênus, por serem os mais brilhantes, serão também os mais fáceis de enxergar no céu.

Júpiter se encontra mais ao norte da linha, seguido por Marte, que pode ser rapidamente identificado por conta de seu brilho avermelhado. Depois dele, temos Saturno e o brilhante Vênus, e Mercúrio, como estará mais próximo da linha do horizonte e é o mais “apagadinho” do grupo, será o mais difícil de ver.

No entanto, com o passar dos dias, Mercúrio começará a aparecer cada vez mais alto no céu e, no início de fevereiro, ele estará bem pertinho de Vênus, o que deve facilitar a sua identificação.

Mas como?

Na verdade, o alinhamento não tem nada a ver com nenhuma profecia mirabolante, previsão cataclísmica ou coisa do gênero. Ele acontece porque os planetas, embora se encontrem no mesmo plano, possuem ciclos anuais, o que significa que, de vez em quando, eles se encontram aparentemente enfileirados.

De qualquer forma, nós aqui do Mega Curioso vamos ficar de olhos abertos para o caso de surgirem teorias da conspiração interessantes relacionadas com o alinhamento planetário e, assim, contamos tudo para você! Aliás, se você já souber de alguma, mande aí para a gente!

Você conhece alguma teoria da conspiração envolvendo eventos cósmicos? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: