Velhinha: a água que você bebe pode ser mais velha que o próprio sol

15/04/2016 às 13:102 min de leitura

Pare para pensar nisso um instante: a água que você bebe e que você vê por aí pode ser mais antiga que o próprio planeta Terra e até mesmo mais velha do que o próprio sol – estamos falando de mais de 4,6 bilhões de anos atrás.

Existe uma teoria que defende que metade da água na Terra foi originada por pequenas partículas de gelo que faziam parte de uma nuvem cósmica antes de a nossa principal estrela se acender. Tudo isso é sustentado por cálculos feitos por astrofísicos, que defendem que boa parte da água dos oceanos e até a que tomamos pode ser milhões de anos mais antiga que o próprio sistema solar.

Para provar isso, os pesquisadores analisaram as moléculas de água em busca de indicativos de seu passado pré-Terra. A pista veio em forma de uma coisa chamada "água pesada". Caso você não tenha fugido das aulas de química, deve saber que a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, certo?

De nuvem interestelar até as garrafinhas: esse pode ser o possível trajeto da água pelo espaço em bilhões de anos

A questão aqui é que algumas moléculas do líquido contem um "irmão" relativamente mais pesado do hidrogênio, chamado deutério – que contem um nêutron em seu núcleo, ao contrário do elemento "normal".

A água rica em deutério é encontrada em outros planetas e luas, mas também foi achada aqui na Terra. A origem dela, no entanto, é incerta – uma das ideias é de que boa parte tenha sido originada em uma nuvem interestelar que viajou pelo espaço até chegar ao nosso sistema solar.

Os pesquisadores fizeram uma espécie de "reconstituição", mostrada em um documento de 2014, mostrando que as moléculas de bilhões de anos podem ter sobrevivido aos choques de radiação do sol e acabaram formando a Terra e outros planetas. A conclusão foi de que esse gelo acabou se espalhando por todo o sistema solar, nas luas, cometas e, bem, nas garrafinhas de água por aí.

Você sabia que a água que você bebe pode ser mais antiga que o próprio Sol? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: