Sabia que você pode ouvir o som das estrelas mais antigas da galáxia?

10/06/2016 às 05:181 min de leitura

A Via Láctea, caso você não saiba, conta com uma idade estimada em 13,21 bilhões de anos e, nela, também residem estrelas bem velhinhas, que se formaram pouco depois da nossa galáxia e somam por volta de 13 bilhões de aninhos. Pensando que as pessoas com mais idade normalmente têm histórias incríveis para contar, já pensou se fosse possível ouvir esses astros?

Bem, infelizmente, as estrelas não “falam”, mas um grupo de astrofísicos da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, encontrou uma forma de capturar os sons emitidos por alguns dos astros mais antigos da Via Láctea. Os dados para o estudo foram obtidos através do telescópio espacial Kepler, e a equipe de cientistas focou em oito gigantes vermelhas situadas a 7,2 mil anos-luz de distância da Terra, nas proximidades da constelação de Escorpião.

Brilha, brilha, estrelinha

Segundo explicaram, a menor das estrelas “ouvidas” é várias vezes mais massiva do que o nosso Sol e possui, pelo menos, o triplo de sua idade. Além disso, para obter os sons, os astrofísicos empregaram uma técnica conhecida como asterossismologia — que consiste no estudo da estrutura interna dos astros para interpretar os espectros das oscilações ressonantes que elas produzem.

Constelação de Escorpião

Os cientistas acreditam que essas oscilações são responsáveis por produzir breves pulsos brilhantes que são criados conforme o som que existe dentro da estrela interage com sua estrutura interna. O que eles fizeram foi ouvir as notas de uma espécie de coro estelar criado pelas oscilações e, a partir dessas informações, estimar a idade e a massa das estrelas.

De acordo com os pesquisadores, as estrelas são verdadeiros “fósseis vivos” da época da formação da Via Láctea, e a observação desses astros pode ajudar a desvendar os mistérios de como galáxias em espiral — como a nossa — se formaram e evoluíram. Ah! Você deve estar se perguntando “cadê o barulho das estrelas?”, né? Para ouvir os sons capturados pelos cientistas, basta acessar o site da Universidade de Birmingham através deste link e passar o mouse sobre os círculos amarelos da figura.