
Ciência
10/06/2011 às 16:03•1 min de leitura
Fonte: Reprodução
Um novo perfume entra para a lista dos produtos de beleza bizarros. Criado pelo artista britânico Jammie Nicholas, o Surplus foi feito com as fezes de seu inventor. E acredite: 25 frascos já foram vendidos.
Segundo o artista, após fazer algumas pesquisas e falar com perfumistas e cientistas, ele aprendeu que existem moléculas que podem ser encontradas em odores bons e ruins, apenas em diferentes concentrações. Por exemplo, a molécula que faz parte do cheiro delicioso de uma flor também pode estar presente no líquido expelido por um gambá, apenas em proporções diferentes.
Com base nisso, ele resolveu ver se na prática a teoria funcionava, desenvolvendo uma fragrância a partir das fezes.
Para produzir o perfume, Jammie diz ter trabalhado em seu flat com as janelas todas abertas e um tampão no nariz. Levou apenas uma semana para extrair os óleos essenciais das fezes, que em seguida foram destiladas para dar origem ao produto.
O Surplus foi lançado com o slogan “Feito dos excessos do corpo” e um frasco custa 65 dólares. A princípio, o artista produziu 85 unidades, mas se o ritmo das vendas continuar assim, talvez em breve seja preciso aumentar a produção.