
Estilo de vida
13/03/2013 às 09:30•1 min de leitura
Crédito: Reprodução
Já faz algum tempo que temos visto por aí o uso exagerado de photoshop nas campanhas de moda e beleza. Cinturas afinadas, traços do rosto modificados, além de superfícies de pele que parecem irreais são algumas das características de retoques extremos. Pensando nisso, a marca Dove, que tem várias campanhas exaltando a real beleza das mulheres, resolveu criar mais uma forma de alertar contra o uso excessivo do programa de imagens.
Com o slogan “Não manipule nossas percepções de beleza real”, a marca de produtos de higiene e beleza realizou uma ação que tinha como objetivo atingir diretamente os designers e diretores de arte que retocam as imagens. Assim, foi criada uma forma de ferramenta para o programa que poderia ser baixada gratuitamente em diversos sites especializados de tecnologia, como o Reddit.
Assim que era instalado, esse tipo de aplicativo criava um efeito de brilho e iluminação na imagem, como se fosse um “embelezador” automático. Porém, ao clicar no ícone, o designer via imediatamente a imagem voltar ao visual original, desfazendo o efeito e revelando a mensagem da campanha: “Não manipule nossas percepções de beleza real”.
Mesmo após o aviso, era possível recuperar o trabalho realizado nas alterações da imagem, porém a Dove deu o seu recado para tentar frear um pouco o uso excessivo do programa. Confira como foi a ação no vídeo abaixo.