Estas 15 criaturas estranhas foram descobertas nas profundezas da Austrália

20/06/2017 às 13:513 min de leitura

Todo mundo sabe que a Austrália é lar de uma série de animais fofinhos e de uma porção de bichos sinistros também! Mas não pense que a fauna peculiar pode ser encontrada apenas espalhada pelo imenso país insular ou em águas mais rasas pertinho da costa. Não, caro leitor! Segundo Chris Pash, do site Business Insider, um time composto por 40 cientistas de diversos países começou a divulgar o que eles encontraram ao vasculhar as profundezas dos mares australianos — e você não imagina as criaturas estranhas com as quais eles se depararam.

De acordo com Chris, a expedição teve duração de 1 mês e focou em investigar sete reservas marinhas — abrangendo desde a Península Freycinet, situada no litoral da Tamânia, até o Mar de Coral, localizado a nordeste de Queensland — e os seres vivos que habitam em profundidades de aproximadamente 4 mil metros. Essa região, aliás, compreende o que os pesquisadores chamam de abismo, um dos maiores e mais profundos habitats oceânicos do planeta e, também, um dos menos explorados do mundo.

A expedição durou 1 mês

Pois, segundo Chris, mais de um terço de todas as criaturas descobertas pelos cientistas durante a expedição ainda é desconhecido pela Ciência! Para você ter uma ideia, os cientistas explicaram que os animais que vivem nessa região abissal surgiram há pelo menos 40 milhões de anos, mas, até recentemente, apenas alguns exemplares foram coletados para estudo.

Você vai poder ver algumas das criaturas nas imagens abaixo, mas, entre os bichinhos marinhos que os pesquisadores encontraram estão vermes que vivem nos crânios de baleias e aranhas-do-mar gigantes devoradoras de anêmonas. Além disso, como se trata de animais que vivem em grandes profundidades, muitos deles são desprovidos de olhos ou são bioluminescentes, isto é, produzem sua própria luz. Veja alguns dos organismos encontrados:

1 – O peixe sem rosto

Esse exemplar foi encontrado a 4 mil metros de profundidade, é desprovido de olhos e sua boca é oculta na parte inferior da cabeça. (Imagem de Rob Zugaro)

2 – Olha ele de novo

Esse é o “peixe sem rosto” levado ao laboratório. (Imagem de Rob Zugaro)

3 – Tubarãozinho sorridente

Capturado a 1 mil metros de profundidade, esse tubarão — conhecido como tunarão-charuto — é bioluminescente e possui dentinhos que mais se parecem com uma serra. (Imagem de Rob Zugaro)

4 – Dragão dos mares

Já pensou levar uma mordidinha desse bicho? (Imagem de Rob Zugaro)

5 – Não é o que parece!

Trata-se de um peixe cego gelatinoso. (Imagem de John Pogonoski)

6 – Caranguejo espinhento

Ainda bem que essas criaturas se encontram a uma profundidade onde é impossível que uma pessoa pise acidentalmente sobre elas. (Imagem de Asher Flatt)

7 – Tristonho

Da espécie Chaunax endeavouri, esse peixinho atrai presas desavisadas usando uma espécie de varinha de pescar dotada de uma estrutura que lembra uma isca situada no topo de sua cabeça. (Imagem de Rob Zugaro)

8 – Isso também não é o que parece!

O animal da imagem é um verme que pertence à família Sipunculidae. (Imagem de Rob Zugaro)

9 – Olho de Sauron das profundezas

O curioso organismo da foto acima pertence à ordem Corallimorpharia. (Imagem de Rob Zugaro)

10 – Estrelinha

Esse bichinho que você viu e que parece uma estrela-do-mar é conhecido como ofiúro e surgiu no nosso planeta há uns 480 milhões de anos. (Imagem de Rob Zugaro)

11 – Porco-do-mar

Conhecido pelo nome científico de Scotoplanes, o bichinho acima vive em grandes profundidades e se alimenta sugando microrganismos que se formam no fundo do mar. (Imagem de Asher Flatt)

12 – Esponja-de-vidro

Pois é... o curioso organismo da imagem acima é uma esponja e seu esqueleto é feito de uma estrutura composta por filamentos de sílica. (Imagem de Rob Zugaro)

13 – Não é uma pizza

O organismo circular acima é um ouriço-do-mar — que não é desse formato achatado quando se encontra nas profundezas do oceano. (Imagem de Rob Zugaro)

14 – Alien?

Não! É apenas uma aranha-do-mar meio assustadora. (Imagem de Rob Zugaro)

15 – Monstrinhos

Esses aí de cima são peixes bioluminescentes descobertos a 1,5 mil metros de profundidade. (Imagem de Jérôme Mallefet)

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!