(Fonte da imagem: Reprodução/El Mundo)

Os insetos, embora não sejam criaturas apreciadas por todo mundo, são capazes de coisas simplesmente incríveis. E, de acordo com o El Mundo, um grupo de pesquisadores agora descobriu que alguns desses bichinhos também são capazes de contar.

Segundo a publicação, sempre se acreditou que a habilidade de contar era uma característica exclusiva dos animais vertebrados. No entanto, o estudo — realizado por pesquisadores da Universidade de Valencia, na Espanha, e de Oxford, na Inglaterra — revelou que os machos do bicho-da-farinha, um pequeno besouro da espécie Tenebrio molitor, conseguem contar o número de rivais com os quais terá que competir para acasalar com uma fêmea.

Cálculo e competição

Conforme explicaram os pesquisadores, os bichos-da-farinha enfrentam uma dura competição para fecundar as suas fêmeas, pois, se outros machos copulam com as bichinhas antes de um determinado intervalo de tempo, o esperma do primeiro besouro é perdido e a fecundação ocorre com o material depositado pelo rival.

Assim, para se certificar de que o esperma está a salvo — e bem armazenado pela fêmea —, o bicho-da-farinha precisa calcular quantos machos estão por perto para estimar por quanto tempo deve permanecer alerta, vigiando a “besoura”. Um estudo anterior realizado pelos mesmos pesquisadores já havia demonstrado que alguns insetos são capazes de estimar a quantidade de objetos presentes em um grupo.

Tal habilidade pode ser extremamente vantajosa, pois, no caso de uma espécie precisar decidir qual planta deve visitar, é bastante útil saber qual delas oferece o maior número de flores ou frutos, por exemplo.