Hoje faz 60 anos que a dupla-hélice de DNA foi descoberta
01
Compartilhamento

Hoje faz 60 anos que a dupla-hélice de DNA foi descoberta

Último Vídeo

Há exatos 60 anos, em um laboratório da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, dois cientistas fizeram uma descoberta que mudaria a história da ciência. De acordo com uma notícia do The Guardian, em 28 de fevereiro de 1953 o norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick descobriram a estrutura molecular que forma os nossos genes e é a base de toda a vida do planeta.

Descoberta histórica

A dupla descobriu a dupla-hélice de DNA — basicamente, um par de filamentos entrelaçados — através da cristalografia de raios X, que eles utilizavam para estudar o interior de células vivas. Os cientistas perceberam que a estrutura que eles observaram podia ser separada e era capaz de se replicar, transmitindo, dessa forma, a informação genética presente em células mais velhas para as mais novas.

Em outras palavras, os dois cientistas haviam descoberto o segredo da vida. O trabalho foi publicado no periódico científico Nature em abril de 1953, e desde então o DNA tem sido uma peça vital para a ciência moderna, permitindo incríveis avanços na área da medicina, criminalística, astrobiologia e arqueologia, para citar algumas.

Contudo, outros dois — e imprescindíveis — cientistas também participaram das pesquisas: a biofísica britânica Rosalind Franklin e o fisiologista neozelandês Maurice Wilkins. E graças ao incrível trabalho realizado pela equipe, Watson, Crick e Wilkins ganharam o prêmio Nobel de Medicina em 1962.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.