Mito ou verdade: dedos não possuem músculos?
142
Compartilhamentos

Mito ou verdade: dedos não possuem músculos?

Último Vídeo

Muitas vezes, profissionais de esportes radicais costumam recomendar que colegas ou entusiastas pratiquem exercícios para “fortalecer os dedos”. E a ideia comum de fortalecimento todo mundo já conhece: praticar exercícios e ver os músculos crescerem. Porém, no caso dos dedos da mão humana, não é bem assim que o processo funciona.

Por incrível que pareça, os dedos da mão humana não possuem músculos. Ou melhor, os dedos possuem pequenos músculos que estão conectados aos pelos daquela região, deixando-os em pé durante um arrepio, por exemplo. Mas eles não estão ligados à movimentação dos dedos.

Então como mexemos os dedos?

Grosso modo, podemos dizer que o movimento dos nossos dedos é feito por tendões e ligamentos. No corpo humano, normalmente os tendões ligam músculos a ossos, enquanto os ligamentos conectam um osso ao outro. E é isso que acontece em nossas mãos.

Os tendões que controlam os ossos dos nossos dedos estão ligados a nada menos do que 17 músculos presentes nas palmas das mãos e 18 músculos do antebraço. Ou seja, apesar de não existir músculos nos dedos que possibilitem os movimentos deles, há um sistema bem complexo para favorecer essa situação.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.