Encontradas novas formas de vida que desafiam classificações tradicionais

10/09/2014 às 12:031 min de leitura

A natureza não para de surpreender a humanidade. Uma das grandes fontes de novidades, em relação à biodiversidade, são os mares e oceanos, que cobrem grande parte do planeta, mas foram pouco explorados – estima-se que conhecemos profundamente apenas 1% da área tomada pelas águas. Novas espécies são encontradas regularmente conforme as regiões são investigadas, porém, a surpresa ainda é grande quando se encontra uma nova forma de vida que desafia todas as categorias estabelecidas pela ciência até o momento.

Isso é exatamente o que aconteceu com três biólogos marinhos da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. Eles descobriram dois novos organismos em forma de cogumelo, encontrados em uma zona batial no sudeste da Austrália, a uma profundidade de 400 a 1000 metros. Por causa da falta de características semelhantes a outros filos, as formas de vida foram incluídas no grupo Incertae sedis – do latim "com posição incerta" –, uma classificação científica temporária até que se tenha mais conhecimento sobre os espécimes.

O documento de pesquisa ainda indica que foi preciso criar um novo gênero, chamado Dendrogramma, que está dentro de uma nova família, a Dendrogrammatidae. Foi preciso fazer isso para que se abrigasse os recém-descobertos D. enigmatica e D. discoides, animais multicelulares e assimétricos. Os nomes e termos parecem estranhos? Talvez, mas pode ter a ver com aquelas fugidinhas das aulas de Biologia sobre taxonomia.

Os cientistas Jean Just, Reinhardt Møbjerg Kristensen e Jørgen Olesen esperam que novas amostras sejam colhidas para que se possam fazer outras análises que indiquem uma possível proximidade com outras espécies. Mas tudo bem, enquanto isso ficamos com dois belos candidatos a novos pokémons aquáticos.