Autoridades temem a explosão de centenas de baleias na Nova Zelândia

14/02/2017 às 13:403 min de leitura

Você deve ter visto nos últimos dias notícias sobre as centenas de baleias que morreram nas areias de uma baía na Nova Zelândia, certo? Tudo começou na noite de quinta-feira, dia 9 de fevereiro, quando mais de 400 baleias-piloto ficaram encalhadas em uma área da Ilha Sul conhecida como Farewell Spit. E a coisa só piorou durante o fim de semana, quando outras 240 baleias, aproximadamente, encalharam entre Puponga e Pakawau.

Segundo Bec Crew, do portal Science Alert, ocorreu uma enorme mobilização para tentar salvar os animais, e muitos realmente conseguiram retornar ao mar. No entanto, infelizmente, cerca de 250 indivíduos acabaram morrendo — e você sabe o que acontece com as carcaças de baleias que são deixadas sob a ação dos elementos, não é mesmo? Caso não saiba, dê uma olhadinha nesta matéria que postamos sobre o assunto e na imagem a seguir:

Tripas para todos os lados!

Booom

Depois de ver a explosão acima, imagine a situação em Farewell Spit, onde existem cerca de 250 baleias — a maioria pesando mais de uma tonelada — se decompondo rapidamente na areia! Já pensou no espetáculo de horrores que vai se formar se elas começarem a explodir? Por conta disso, as autoridades locais decidiram proibir o acesso à praia e um pequeno exército de pessoas seria incumbido de perfurar as carcaças.

Conforme já explicamos aqui no Mega Curioso, basicamente, quando o animal começa a se decompor, é normal que ocorra um acúmulo de gases no interior do corpo devido à ação das bactérias presentes no trato digestivo. Esse gás acumulado tende a escapar pela boca ou pelo ânus, mas, quando isso não acontece, o volume vai aumentando, aumentando, até que os tecidos não aguentam mais a pressão e o animal explode. Veja que horror:

As autoridades também estão considerando a possibilidade de cercar a região onde as baleias mortas se encontram para evitar que algumas delas acabem sendo arrastadas pela maré e levadas para outras praias. E depois que o risco de explosões for superado, as carcaças provavelmente serão levadas para uma área de dunas em Farewell Spit que é fechada ao público, para que o processo de decomposição siga seu curso.

Que diabos aconteceu com as baleias?

Segundo Bec, apesar de assustador, esse não foi o pior caso envolvendo o encalhe de baleias na Nova Zelândia. Em 1985, 450 animais acabaram nas areias de uma praia em Auckland, e em 1918, aproximadamente mil encalharam nas Ilhas Chatham — e esse, sim, foi o pior incidente desse tipo já registrado na História.

Além desses casos, em 2015, 337 baleias foram encontradas mortas depois de encalhar no litoral da Patagônia, e em 2016, cerca de 80 animais foram parar na Baía de Bengala, na costa da Índia. Desses, um total de 36 indivíduos foram devolvidos ao mar, mas eles estavam tão desorientados que a maioria acabou encalhando novamente.

Outra imagem das baleias-piloto que encalharam na Nova Zelândia

O mais preocupante é que os cientistas ainda estão tentando entender como é que tantas baleias ficam encalhadas desse jeito, e entre as teorias está a de que a influência gravitacional da Lua possa afetar a habilidade desses animais de navegar pelo oceano. Mais precisamente, os pesquisadores suspeitam que as tempestades e marés extremas registradas próximo à lua cheia deixem as baleias desorientadas, fazendo com que elas se aventurem por águas mais rasas.

Além disso, outra teoria seria a de que as tempestades solares possam ser as culpadas, já que elas interagem com o campo magnético terrestre — e as baleias se baseiam neles para navegar. A NASA mesmo anunciou há alguns dias que vai iniciar um estudo para determinar se existe alguma relação entre as tempestades solares e os incidentes envolvendo o encalhe em massa de baleias.

Olha que dó... tantas baleias mortas

Por último, no caso específico desse incidente registrado na Nova Zelândia, Bec explicou que Farewell Spit é um local de difícil navegação para as baleias, já que os bancos de areia não refletem muito bem os sinais de sonar que elas enviam. Assim, parece que o primeiro grupo se aproximou acidentalmente e acabou encalhando, e o segundo grupo pode ter vindo depois de ser atraído pelos chamados dos animais que já estavam presos na areia. Triste, né?

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: