Você deve ter visto nos últimos dias notícias sobre as centenas de baleias que morreram nas areias de uma baía na Nova Zelândia, certo? Tudo começou na noite de quinta-feira, dia 9 de fevereiro, quando mais de 400 baleias-piloto ficaram encalhadas em uma área da Ilha Sul conhecida como Farewell Spit. E a coisa só piorou durante o fim de semana, quando outras 240 baleias, aproximadamente, encalharam entre Puponga e Pakawau.
Segundo Bec Crew, do portal Science Alert, ocorreu uma enorme mobilização para tentar salvar os animais, e muitos realmente conseguiram retornar ao mar. No entanto, infelizmente, cerca de 250 indivíduos acabaram morrendo — e você sabe o que acontece com as carcaças de baleias que são deixadas sob a ação dos elementos, não é mesmo? Caso não saiba, dê uma olhadinha nesta matéria que postamos sobre o assunto e na imagem a seguir:
Tripas para todos os lados!
Booom
Depois de ver a explosão acima, imagine a situação em Farewell Spit, onde existem cerca de 250 baleias — a maioria pesando mais de uma tonelada — se decompondo rapidamente na areia! Já pensou no espetáculo de horrores que vai se formar se elas começarem a explodir? Por conta disso, as autoridades locais decidiram proibir o acesso à praia e um pequeno exército de pessoas seria incumbido de perfurar as carcaças.
Conforme já explicamos aqui no Mega Curioso, basicamente, quando o animal começa a se decompor, é normal que ocorra um acúmulo de gases no interior do corpo devido à ação das bactérias presentes no trato digestivo. Esse gás acumulado tende a escapar pela boca ou pelo ânus, mas, quando isso não acontece, o volume vai aumentando, aumentando, até que os tecidos não aguentam mais a pressão e o animal explode. Veja que horror:
As autoridades também estão considerando a possibilidade de cercar a região onde as baleias mortas se encontram para evitar que algumas delas acabem sendo arrastadas pela maré e levadas para outras praias. E depois que o risco de explosões for superado, as carcaças provavelmente serão levadas para uma área de dunas em Farewell Spit que é fechada ao público, para que o processo de decomposição siga seu curso.
Que diabos aconteceu com as baleias?
Segundo Bec, apesar de assustador, esse não foi o pior caso envolvendo o encalhe de baleias na Nova Zelândia. Em 1985, 450 animais acabaram nas areias de uma praia em Auckland, e em 1918, aproximadamente mil encalharam nas Ilhas Chatham — e esse, sim, foi o pior incidente desse tipo já registrado na História.
Além desses casos, em 2015, 337 baleias foram encontradas mortas depois de encalhar no litoral da Patagônia, e em 2016, cerca de 80 animais foram parar na Baía de Bengala, na costa da Índia. Desses, um total de 36 indivíduos foram devolvidos ao mar, mas eles estavam tão desorientados que a maioria acabou encalhando novamente.
Outra imagem das baleias-piloto que encalharam na Nova Zelândia
O mais preocupante é que os cientistas ainda estão tentando entender como é que tantas baleias ficam encalhadas desse jeito, e entre as teorias está a de que a influência gravitacional da Lua possa afetar a habilidade desses animais de navegar pelo oceano. Mais precisamente, os pesquisadores suspeitam que as tempestades e marés extremas registradas próximo à lua cheia deixem as baleias desorientadas, fazendo com que elas se aventurem por águas mais rasas.
Além disso, outra teoria seria a de que as tempestades solares possam ser as culpadas, já que elas interagem com o campo magnético terrestre — e as baleias se baseiam neles para navegar. A NASA mesmo anunciou há alguns dias que vai iniciar um estudo para determinar se existe alguma relação entre as tempestades solares e os incidentes envolvendo o encalhe em massa de baleias.
Olha que dó... tantas baleias mortas
Por último, no caso específico desse incidente registrado na Nova Zelândia, Bec explicou que Farewell Spit é um local de difícil navegação para as baleias, já que os bancos de areia não refletem muito bem os sinais de sonar que elas enviam. Assim, parece que o primeiro grupo se aproximou acidentalmente e acabou encalhando, e o segundo grupo pode ter vindo depois de ser atraído pelos chamados dos animais que já estavam presos na areia. Triste, né?